Mundo

A China em Vanguarda na Energia Renovável com Projetos Solares e Eólicos

Um relatório revela que cerca de 73% dos projetos globais de energia solar e eólica estão a ser desenvolvidos na China, sublinhando o crescimento notável das energias renováveis no país.

há 13 horas
A China em Vanguarda na Energia Renovável com Projetos Solares e Eólicos

A China está no centro da transformação nas energias renováveis, com a construção de 510 gigawatts (GW) de projetos solares e eólicos a partir de um total global de 689GW, de acordo com a Global Energy Monitor (GEM), uma organização não-governamental dos Estados Unidos que analisa infraestruturas energéticas.

No seu relatório, a GEM afirma que "a China está a liderar a expansão global de energias renováveis", destacando que o país asiático "continua a aumentar a capacidade solar e eólica a um ritmo sem precedentes". Este crescimento é crucial para o combate às alterações climáticas, uma vez que a China é responsável por aproximadamente um terço das emissões globais de gases com efeito de estufa devido ao seu papel como um dos maiores centros de produção industrial do mundo.

As previsões para este ano indicam que a China deverá adicionar pelo menos 246,5GW de energia solar e 97,7GW de energia eólica. Até ao final de março, a capacidade instalada total do país já alcançava 1,5 terawatts.

No primeiro trimestre de 2025, as energias renováveis representaram 22,5% do consumo total de eletricidade, conforme relatado pela Administração Nacional de Energia da China. Apesar de continuar a investir em novas centrais a carvão — com a construção do maior número de unidades na última década a ter início em 2024 —, a China está a intensificar os seus esforços nas energias renováveis para garantir a segurança energética e reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados.

Segundo a GEM, cerca de 28GW da capacidade renovável em construção corresponde à energia eólica 'offshore', que pode desempenhar um papel significativo na descarbonização de grandes centros industriais e megalópolis costeiras.

"Embora a energia eólica 'offshore' represente ainda uma fração da capacidade total de energia eólica do país, está a crescer rapidamente à medida que as províncias costeiras estabelecem metas ambiciosas para a descarbonização", sublinha o relatório.

A expansão da energia elétrica está a alterar o modelo energético da nação. O aumento do uso de automóveis e comboios elétricos resulta numa proporção crescente da eletricidade consumida, levando analistas a descrever a China como o primeiro "Estado eletrificado" do mundo.

A expectativa é que Pequim revele novos compromissos climáticos antes da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), que terá lugar em novembro, em Belém, no Brasil.

#EnergiaRenovavel #ChinaVerde #Sustentabilidade