Apostas em Mudança: FC Porto e Juventus Negociam Alberto Costa e João Mário
FC Porto avança para a contratação do lateral Alberto Costa em acordo com a Juventus, enquanto João Mário rumará a Turim numa negociação em separado.

A tão aguardada transformação no plantel do FC Porto continua em ritmo acelerado, com a direção a fechar mais uma contratação. O escolhido da vez é Alberto Costa, lateral português da Juventus, que se junta às opções do novo técnico, Francesco Farioli. O jogador, que estava também na mira do Sporting, deverá assinar em breve, com o FC Porto a desembolsar 15 milhões de euros, além de um milhão em bónus, segundo relatórios do Mercado Azul, corroborados pela imprensa desportiva.
A troca inclui a saída de João Mário, que estará a caminho de Turim para reencontrar Francisco Conceição. É importante notar que as duas operações não serão uma troca direta, uma vez que serão realizadas separadamente, apesar de serem discutidas em conjunto.
No tocante aos valores, o FC Porto investirá um total de 15 milhões de euros, com a expectativa de que Alberto Costa assine um contrato de cinco anos e passe pelos habituais exames médicos ainda hoje. Em contrapartida, a Juventus investirá 10 milhões de euros na contratação de João Mário, que já se encontra em negociações para formalizar o seu contrato na formação italiana.
Assim, a gestão de André Villas-Boas verá uma diferença de investimento de seis milhões de euros para trazer um novo lateral direito de 21 anos, ao mesmo tempo que deixa João Mário, atleta cuja performance tem conhecido variações significativas nas últimas épocas.
Israel Dionísio, treinador com vasta experiência ligado ao FC Porto, concedeu uma entrevista ao Desporto ao Minuto, sublinhando o potencial de Alberto Costa para se tornar uma figura de destaque nesta temporada.
Um Regresso Relâmpago ao Futebol Português
Alberto Costa está prestes a retornar a Portugal, apenas seis meses após ter deixado o Vitória SC para se juntar à Juventus, num movimento que pegou muitos de surpresa.
No conjunto italiano, o jovem lateral enfrentou desafios de adaptação e só começou a ter mais oportunidades com a mudança na equipa técnica. Com Thiago Motta, o seu espaço era limitado, mas a chegada de Igor Tudor trouxe-lhe uma nova dinâmica. Em maio, Costa alcançou a sua primeira titularidade, jogando contra a Lazio, e destacou-se no Mundial de Clubes, sendo titular em todos os quatro jogos, incluindo um desempenho notável na estreia da Juventus na competição, onde assistiu dois golos, um deles para Francisco Conceição.
Novos Reforços no Horizonte
Além desta movimentação, o FC Porto celebrou a chegada de Victor Froholdt, jovem promessa dinamarquesa, que custará 20 milhões de euros fixos e poderá render mais dois milhões por objetivos. A oficialização do negócio deverá ocorrer nas próximas horas.
Neste mercado de verão, os dragões já garantiram as contratações de Gabri Veiga (por 15 milhões de euros ao Al-Ahli Jeddah), Borja Sainz (por 13,3 milhões ao Norwich City), Dominik Prpic (por 4,5 milhões ao Hajduk Split) e João Costa, que regressa do Estrela da Amadora.