Árbitra sueca definida para o crucial embate entre Portugal e Bélgica
Tess Olofsson irá dirigir o jogo vital de Portugal contra a Bélgica na sexta-feira, que decidirá o futuro da seleção no Europeu2025 feminino, segundo anunciou a UEFA.

A UEFA confirmou que a árbitra sueca Tess Olofsson será a responsável por apitar o jogo fundamental de Portugal contra a Bélgica, marcado para esta sexta-feira, no Estádio Tourbillon, em Sion, como parte da última ronda do Grupo B do Europeu2025 feminino de futebol.
Olofsson, com 36 anos, terá como assistentes a sua compatriota Almira Spahic e a norueguesa Monica Lokkeberg. A quarta árbitra será a neerlandesa Shona Shukrula, enquanto o australiano Jarred Gillett estará encarregado do videoárbitro (VAR).
Este confronto marca um novo capítulo no historial de Olofsson com a seleção portuguesa, uma vez que já havia dirigido um jogo entre as 'navegadoras' e as belgas há pouco mais de um mês, onde as portuguesas saíram derrotadas por 3-0 na Madeira, resultando na sua despromoção à Liga B da Liga das Nações.
Na última jornada, um golo de Cristina Girelli parecia selar o destino de Portugal, mas um golo tardio de Diana Gomes na igualdade com a Itália (1-1) manteve acesa a esperança lusa de evitar repetir as falhas de 2017 e 2022.
Após uma derrota pesada por 5-0 frente à Espanha na primeira jornada, a equipa de Portugal precisa não só de vencer a Bélgica, como também de torcer por um resultado favorável na partida entre Itália e Espanha, além de recuperar a diferença de golos, que atualmente é de 1-6 contra 2-1 das transalpinas.
Se Espanha e Itália terminarem a partida empatadas, qualquer vitória expressiva sobre a Bélgica será irrelevante para a seleção lusa.
Portugal soma apenas um ponto neste grupo, que é liderado pela Espanha, já apurada para os quartos de final, seguida da Itália com quatro pontos. A Bélgica, por sua vez, ocupa a última posição sem qualquer ponto após uma pesada derrota de 6-2 contra as espanholas.
O encontro entre Portugal e Bélgica está agendado para as 21:00 locais em Sion, ou seja, 20:00 em Lisboa, e será a última oportunidade para a seleção portuguesa se qualificar.