Desporto

Atletas Portugueses Brilham nos Mundiais Universitários na Alemanha

A 32.ª edição dos Jogos Mundiais Universitários decorre na Alemanha, com 82 atletas lusos em busca de sucesso, inspirados por campeões como Fernando Pimenta e Patrícia Mamona.

há 6 horas
Atletas Portugueses Brilham nos Mundiais Universitários na Alemanha

Os Jogos Mundiais Universitários, anteriormente conhecidos como Universíadas, iniciam a sua 32.ª edição na Alemanha esta quarta-feira, abrangendo várias cidades, especialmente na região de Rhine-Ruhr e também na capital, Berlim. Este evento representa uma nova oportunidade para 82 atletas portugueses se destacarem, seguindo os passos de medalhados como Fernando Pimenta e Patrícia Mamona, que lidera a delegação nacional.

Dentre os atletas, destaque para Camila Rebelo, adjudicada a campeã europeia dos 200 metros costas e já medalhada em edições anteriores das Universíadas, que é considerada a principal figura da comitiva. A nadadora rumará depois a Singapura para compete nos Mundiais.

Além de Rebelo, a equipa portuguesa conta com outros nomes respeitados, como Francisca Martins, Mariana Cunha e Rafaela Azevedo. No judo, Taís Pina é vista como uma forte candidata a medalha.

No atletismo, a presença de Agate Sousa, reconhecida no salto em comprimento, assim como a meio-fundista Mariana Machado e o velocista Duarte Gomes, prometem elevar as expectativas para a seleção portuguesa, à medida que cada atleta busca consolidar ou estabelecer o seu nome no desporto.

Estes atletas aspiram a seguir os exemplos de grandes figuras do desporto nacional que marcaram a história das Universíadas. Patrícia Mamona, que conquistou uma prata em Shenzhen, há dez anos, é um ícone e hoje lidera a equipa portuguesa, mirando a sua aposentadoria em Los Angeles 2028.

Na senda do sucesso, Fernando Pimenta, que já conquistou dois títulos em Kazan e foi medalhado nos Jogos Olímpicos, é igualmente um exemplo de superação e qualidade. A história das Universíadas em Portugal inclui 17 ouros, 18 pratas e 13 bronzes, com desportistas como Rui Bragança, que fez história no taekwondo, e Filipa Martins, que trouxe um bronze inédito para a ginástica lusa.

#JogosUniversitarios #AtletasPortugueses #CaminhoParaOMedalhas