Economia

Aumento da Euribor a três meses e redução a seis e doze meses

As taxas Euribor registaram uma subida a três meses, enquanto as taxas a seis e doze meses diminuíram, mantendo-se acima dos 2%.

há 6 horas
Aumento da Euribor a três meses e redução a seis e doze meses

A taxa Euribor apresentou alterações hoje, destacando-se uma subida na taxa a três meses, que se fixou em 2,042%. Esta taxa continua a ficar abaixo dos valores a seis meses, estabelecida em 2,079%, e a doze meses, que ficou em 2,108%.

Particularmente relevante é a taxa a seis meses, a mais utilizada em Portugal para empréstimos à habitação com taxa variável desde janeiro de 2024. A sua descida de 0,008 pontos em relação a segunda-feira reflete um ajuste nos custos de financiamento.

De acordo com dados disponibilizados pelo Banco de Portugal referentes a maio, a Euribor a seis meses representava 37,75% do total de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. Já as Euribor a doze e a três meses correspondem a 32,32% e 25,57%, respetivamente.

A taxa a doze meses também registou uma ligeira descida de 0,006 pontos, situando-se em 2,108%. Em contrapartida, a taxa a três meses viu um aumento de 0,001 pontos, mantendo tendência de variação na sequência das alterações anteriores.

Em junho, as médias mensais da Euribor voltaram a cair, embora de forma menos acentuada do que em meses anteriores; enquanto a média da taxa a três meses desceu para 1,984% e a de seis meses para 2,050%.

Na última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), realizada a 04 e 05 de junho, foi decidido um corte de 0,25 pontos base nas taxas de juro, levando a principal taxa diretora a 2%. Este foi o oitavo corte desde junho de 2024, e analistas prevêem que seja o último do ano.

A próxima reunião do BCE está agendada para 23 e 24 de julho, onde novas medidas poderão ser discutidas.

#Euribor #CréditoHabitacional #TaxasDeJuro