País

Aumento de candidaturas provoca atrasos na divulgação de resultados de apoio a projetos culturais

A DGArtes reconhece que os atrasos na divulgação dos resultados dos concursos de apoio são normais, devido a um crescimento de mais de 30% nas candidaturas.

há 6 horas
Aumento de candidaturas provoca atrasos na divulgação de resultados de apoio a projetos culturais

O diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, falou sobre os atrasos na divulgação dos resultados dos concursos de apoio a projetos durante o seminário internacional "Redes Culturais num mundo em mudança - O que são e para que servem?", que ocorreu em Santa Maria da Feira, promovido pelo Conselho Metropolitano do Porto.

De acordo com Américo Rodrigues, a Direção-Geral das Artes já publicou os resultados dos concursos de internacionalização e, recentemente, os referentes ao procedimento simplificado. Nos próximos dias, serão anunciados os resultados dos restantes concursos, abrangendo áreas como criação e programação.

O responsável reconheceu que a extensão dos tempos de resposta se deve ao aumento significativo de candidaturas, que superou os 30% em comparação com o ano anterior. "Com este número elevado, não é possível manter o mesmo ritmo de resposta," explicou Rodrigues, acrescentando que a situação, embora preocupante para os artistas, está a ser gerida com esforço pela DGArtes.

Além do crescente volume de candidaturas, o processo de análise é também influenciado pela composição dos júris, que incluem tanto profissionais da DGArtes como especialistas externos, resultando em dinámicas de trabalho variadas.

Américo Rodrigues destacou as medidas tomadas para mitigar os atrasos, como o reforço das equipas de júri, que têm um limite legal de nove integrantes, para garantir que as decisões sejam partilhadas dentro dos prazos estabelecidos.

No que diz respeito às candidaturas analisadas, Rodrigues sublinhou um crescimento notável na área da Música, que agora apresenta mais candidatos do que o Teatro. Além disso, destacou que as propostas estão a surgir de diversas regiões do país, com uma maior parte do apoio no último concurso a ser destinada à região Norte.

Segundo os resultados do Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, anunciados na terça-feira, a DGArtes irá financiar 146 candidaturas, um aumento de 22 em relação à edição anterior, num total de 690.000 euros a serem executados até ao final de 2026. Das 492 candidaturas analisadas, 54 foram consideradas inelegíveis e 292 não receberam apoio devido à falta de verbas.

#ApoioCultural #CandidaturasCrescentes #DGArtes