Boavista FC regista inscrição no terceiro escalão da AF Porto
O Boavista FC confirmou a sua inscrição na III Divisão da AF Porto, afastando-se da SAD, que competirá na primeira divisão. Medidas visam recuperar a imagem e credibilidade do clube.

A direção do Boavista FC anunciou hoje a sua inscrição na terceira divisão da Associação de Futebol do Porto, um passo significativo que marca a separação da Sociedade Anónima Desportiva (SAD). De acordo com um comunicado no site oficial do clube, a confirmação da inscrição para a temporada 2025/26 foi feita pela Associação de Futebol do Porto.
O presidente Rui Garrido Pereira revelou que a notícia chegou logo após uma reunião em Lisboa com o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, onde foram discutidas as perspetivas e desafios do Boavista, assim como a legislação relacionada com sociedades desportivas.
Nesta mesma divisão, um novo clube, fundado por um grupo de adeptos, conhecido como Panteras Negras Footballers Club, deverá também competir, reforçando o laço entre a história e a nova geração de apoiantes.
A liderança do Boavista sublinhou que esta divisão em relação à SAD, que estará a competir em escalões superiores, representa um "avanço decidido na proteção dos interesses mais altos do clube", com o objetivo de restaurar a credibilidade e a imagem da instituição.
O Boavista, que tinha como objetivo disputar a II Liga na próxima temporada, não conseguiu inscrever-se nas competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e posteriormente teve o licenciamento para a Liga 3 negado pela Federação Portuguesa de Futebol.
Após uma época dececionante, onde terminou em último lugar da I Liga 2024/25 com apenas 24 pontos, o Boavista encerra um ciclo de 11 temporadas na primeira divisão, sendo um dos cinco campeões nacionais na história do futebol português.