Mundo

Crianças repatriadas da Ucrânia ocupada enfrentaram violência pela sua identidade

A Ucrânia trouxe de volta crianças de regiões ocupadas, algumas delas alvo de violência e tortura. A mais nova, com apenas três anos, sofreu agressões por falar ucraniano.

há 3 horas
Crianças repatriadas da Ucrânia ocupada enfrentaram violência pela sua identidade

A Ucrânia, sob a liderança de Volodymyr Zelensky, anunciou a repatriação de crianças que estavam em territórios ocupados. Andriy Yermark, chefe de gabinete do presidente, comunicou, através do Telegram, que um novo grupo foi resgatado, embora não tenha revelado o número exato nem o local da operação.

Segundo Yermark, estas crianças tornaram-se alvos das agências de segurança russas devido à sua resistência às imposições dos ocupantes. Ele relatou casos de perseguições, revistamentos e interrogatórios, além de relatos de tortura.

Um dos meninos foi alvo de pressão por não querer estudar numa escola russa, enquanto a criança mais nova do grupo, com apenas três anos, se tornou vítima de agressões devido à sua fala ucraniana.

O anúncio do resgate ocorreu um dia após uma nova troca de corpos entre a Ucrânia e a Rússia. O porta-voz da delegação russa para as negociações de paz afirmou que, na troca, 1.000 corpos de soldados ucranianos foram entregues, enquanto Moscovo recebeu 19 corpos de seus soldados.

#CriançasEmPerigo #IdentidadeUcraniana #JustiçaParaAsVítimas