Mundo

Desinformação em alta: quem é realmente responsável pelas inundações no Texas?

Um relatório da NewsGuard revela que tanto a esquerda como a direita tentam responsabilizar o governo Trump pelas inundações no Texas, associando as chuvas intensas a teorias infundadas.

há 7 horas
Desinformação em alta: quem é realmente responsável pelas inundações no Texas?

Lisboa, 09 jul 2025 (Lusa) - Um recente estudo da NewsGuard destaca a proliferação de desinformação nas redes sociais, com vários utilizadores de diferentes quadrantes políticos a tentarem atribuir a culpa ao governo de Donald Trump pelas recentes inundações que devastaram o Texas.

De acordo com o relatório, os apoiantes da esquerda acusaram injustificadamente o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) de falhar na previsão das chuvas intensas, ligando isso a cortes de pessoal promovidos pelo governo Trump. "Embora algumas posições nos centros de previsão do NWS no Texas estivessem vagas, especialistas meteorológicos independentes afirmam que o NWS forneceu os avisos e previsões mais precisas que podia", refere o documento.

Do lado oposto, os utilizadores de direita têm promovido teorias de conspiração, alegando que as inundações foram provocadas intencionalmente pelo governo através de tecnologias químicas que aumentariam a precipitação. Contudo, a comunidade científica considera que "as tecnologias de modificação do clima não são responsáveis pelas inundações no Texas".

É importante notar que, após a tempestade, ainda existem 161 pessoas desaparecidas e o número de fatalidades já ultrapassou as 100. As inundações, resultantes de chuvas torrenciais que elevaram o rio Guadalupe em oito metros em apenas 45 minutos, geraram quase 300 milímetros de precipitação por hora, correspondente a um terço da chuva que se espera anualmente.

A comunidade científica alerta que, embora as inundações rápidas não sejam uma novidade para a região, as alterações climáticas provocadas pelo homem têm vindo a intensificar a frequência e a severidade de eventos climáticos extremos, como estas cheias, secas e ondas de calor. A NewsGuard continua a investigar como a desinformação se espalha online, com o objetivo de compreender as dinâmicas por detrás das narrativas falsas que proliferam nas redes sociais.

#Desinformação #InundaçõesTexas #MudançasClimáticas