Detenção de 11 suspeitos após brutal assassinato de casal no Paquistão
Autoridades paquistanesas prendem 11 indivíduos ligados ao homicídio de um casal que contraiu matrimónio sem o consentimento familiar, provocando indignação e pedidos de justiça.

As autoridades do Paquistão efetuaram a detenção de 11 suspeitos a respeito do assassinato brutal de um jovem casal, que foi gravado num vídeo que se tornou viral. As imagens, perturbadoras, mostram a execução de Bano Bibi e Ahsan Ullah, que se casaram sem a aprovação das suas famílias, numa situação que reacendeu o debate sobre os crimes de honra no país.
O crime foi perpetrado na província do Baluchistão, no distrito de Deghari. O ministro-chefe regional, Sarfraz Bugti, confirmou que os assassinatos ocorreram em plena luz do dia, com vários homens a assistirem ao ato. O vídeo revela a jovem a afirmar que estava legalmente casada antes de ser alvejada por um homem armado.
A brutalidade do ato gerou agitação em todo o país, com ativistas a exigirem a erradicação dos crimes de honra, onde frequentemente as mulheres são visadas por desafiarem os costumes familiares. O ativista dos direitos humanos Farhatullah Babar comentou sobre a coragem da mulher, que, apesar da situação crítica, não implorou pela sua vida.
As investigações revelaram que a morte do casal foi ordenada por um ancião tribal, Sardar Satakzai, após uma queixa do irmão da noiva. Tanto ele como outros envolvidos estão entre os detidos. As autoridades continuam a procurar por mais nove suspeitos que possam estar ligados ao crime.
Infelizmente, este caso é um triste reflexo da realidade dos crimes de honra que ainda persistem no Paquistão. Em uma incidência anterior, um pai matou a filha de 15 anos por atitudes que considerou desrespeitosas.