Detido no Aeroporto em Faro cidadão britânico procurado pelo Zimbabué
Um homem de 45 anos, residente no Reino Unido, foi preso em Faro por crimes graves. Estava na lista de procurados desde 2023.

Na passada terça-feira, um homem de 45 anos foi detido no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, durante uma operação que visava cumprir um mandado de captura internacional emitido pela Interpol. Este cidadão, que se encontrava a gozar férias em Portugal com a sua família, era procurado pelas autoridades do Zimbabué desde 2023.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou que o suspeito é acusado de crimes contra o Estado, peculato e furto de bens fiduciários, conforme detalhado num comunicado enviado à imprensa.
Na mesma ação, o Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço da PSP deteve também dois cidadãos estrangeiros que se encontravam em situação irregular no país e notificou outros dois para um abandono voluntário do território nacional, abrangido por fiscalizações a imóveis ocupados de forma ilegal na região.
Paralelamente, o Governo está a considerar aumentar o tempo de residência necessário para a obtenção da nacionalidade portuguesa, além de debater a possibilidade de revogar nacionalidades de imigrantes condenados e outros ajustes na legislação de estrangeiros.