País

Esperança de acordo sobre direitos do futebol até ao fim do prazo

O Governo aguarda um consenso em torno da centralização dos direitos audiovisuais do futebol português até final do prazo estabelecido, mesmo após a posição do Benfica.

09/07/2025 18:10
Esperança de acordo sobre direitos do futebol até ao fim do prazo

O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, manifestou a sua expectativa de que se chegue a um entendimento sobre a centralização dos direitos audiovisuais das competições profissionais de futebol até ao final do prazo de 30 de junho de 2026. Esta questão, que se arrasta desde 2021, está atualmente nas mãos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), sem que o Governo intervenha neste momento.

Pedro Dias fez essas declarações em resposta ao recente pedido do SL Benfica, que requer a suspensão imediata do processo de centralização, alegando que este se encontra atrasado e desatualizado face ao contexto internacional. Na comunicação endereçada ao presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, o presidente do Benfica, Rui Costa, sublinhou que o futebol é um setor crítico para a economia nacional, demandando uma gestão estratégica adequada.

O secretário de Estado reiterou que a responsabilidade de resolver esta situação recai sobre os clubes e as entidades competentes, excluindo qualquer necessidade de intervenção governamental. "Esperamos que até ao final do prazo, este assunto, que é crucial para o desporto em Portugal, seja tratado pelas entidades responsáveis", afirmou.

A solicitação de suspensão do Benfica está ligada a acontecimentos recentes na Taça de Portugal, em que o clube contestou a arbitragem na final contra o Sporting. Para além disso, o Benfica pede audiências urgentes com o Governo e requer investigações sobre o papel de ex-árbitros em estruturas de gestão no futebol.

O modelo de centralização atual foi estabelecido através de um memorando assinado em janeiro de 2021, que prevê a implementação da centralização dos direitos televisivos até 2027/28.

#FutebolPortuguês #CentralizaçãoDeDireitos #DesportoEmFoco