Famalicão assegura a contratação do defesa Renan Santana
O jovem central brasileiro Renan Santana é o novo jogador do Famalicão, tendo assinado um contrato de quatro anos, confirmou o clube da I Liga.

O Famalicão anunciou a contratação do defesa central brasileiro Renan Santana, que se junta à equipa por um período de quatro temporadas. O jogador, de 20 anos, chega ao emblema minhoto proveniente do Atlético Mineiro, onde desenvolveu a sua formação, passando anteriormente pela Portuguesa, Santos e Ibrachina antes de se juntar ao clube de Belo Horizonte em 2022.
Durante a sua passagem pelo Atlético Mineiro, Renan destacou-se tanto no aspecto desportivo como no desenvolvimento de liderança, tendo exercido a função de capitão nas equipes sub-17 e sub-20, o que culminou em ajudar a sua equipa a alcançar o vice-campeonato estadual nestas categorias.
A sua evolução no clube mineiro levou-o a integrar a equipa principal, onde se estreou e conquistou o Campeonato Mineiro. Agora, Renan Santana dá o salto para o futebol europeu ao defender as cores do Famalicão.
“Estou muito animado para começar este novo desafio. Estou ciente de que vou representar um clube que valoriza a formação e que se caracteriza por um futebol de qualidade, que potencia as capacidades dos jogadores”, afirmou Renan, que também obteve informações sobre a liga portuguesa através do seu compatriota Otávio.
O jovem defesa descreve-se como um atleta com "boa capacidade física e uma excelente saída de bola", além de enfatizar a sua "dedicação, esforço e capacidade comunicativa", atributos que foram fundamentais durante a sua trajetória como capitão nas camadas jovens.
Ainda hoje, o Famalicão mais uma vez testou a sua preparação para a temporada 2025/26, conquistando uma vitória por 1-0 sobre o Moreirense num encontro realizado à porta fechada no Estádio Municipal de Famalicão. O golo solitário da partida foi marcado por Simon Elisor, já na segunda parte.
Este jogo representou o quarto teste da pré-temporada para o Famalicão, que contabiliza agora três triunfos — contra os sub-23 (6-1), Celta de Vigo (2-0) e Moreirense — e uma derrota frente ao Deportivo da Corunha (2-3). Para o próximo sábado, a equipa orientada por Hugo Oliveira tem agendados dois novos jogos particulares, ambos em Vila Nova de Famalicão, frente ao Felgueiras (de manhã) e ao Lusitânia de Lourosa (à tarde).
Pelo lado do Moreirense, este encontro também foi o quarto desafio de pré-temporada, após um empate com o Trofense (1-1), uma derrota frente ao SC Braga (0-2) e uma vitória sobre o Lusitânia de Lourosa (3-2). O próximo jogo da equipa está agendado para sábado, contra o Desportivo de Chaves, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.