Filipe Garcia, candidato da IL, ambiciona transformar Matosinhos na melhor cidade da Europa
O candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Matosinhos, Filipe Garcia, apresentou a sua visão para um concelho que deseja tornar-se o melhor lugar para viver na Europa, focando em questões essenciais.

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Matosinhos, Filipe Garcia, expressou a sua determinação em transformar o concelho no "melhor sítio da Europa para viver". Durante a apresentação da sua candidatura às autárquicas de outubro, destacou a importância de dar resposta a problemas quotidianos que afetam os munícipes.
“Estamos a falar de questões como a gestão de resíduos, a mobilidade, a conservação dos espaços públicos e a segurança. Estas são as preocupações que os cidadãos manifestam diariamente. Queremos ruas limpas, boa iluminação e equipamentos em boas condições”, afirmou Garcia.
Economista e professor, Filipe Garcia vive em Matosinhos há vários anos e observou que “nos últimos dez anos tem havido uma falta de planeamento”. Criticou a ausência de uma visão de longo prazo para a cidade, sublinhando que “não há um direcionamento claro para onde queremos ir nos próximos 20, 30 ou 40 anos”.
Garcia acredita que o excelência da qualidade de vida dos cidadãos deve ser a prioridade: “A nossa ambição é que Matosinhos seja o melhor lugar da Europa para viver. Ouvi esta ideia junto de associações e pessoas, que corroboraram que é possível”, referiu.
Uma das suas principais propostas é transformar Matosinhos num “município universitário”, criando um “distrito estudantil” que não necessite de estar localizado no centro da cidade, com o intuito de atrair e reter estudantes e professores.
O candidato também enfatizou a importância de uma gestão eficiente dos recursos públicos, afirmando que “a Câmara de Matosinhos não é pobre, mas sim uma Câmara que tem aumentado as suas receitas”. Criticou a prática de aumentar a estrutura da Câmara em vez de otimizar recursos, destacando a necessidade de maior transparência e comunicação com os munícipes.
Filipe Garcia, que se apresenta como candidato ao lado de Beatriz Vieira, que disputará a Assembleia Municipal, revelou que a motivação para se candidatar se deve à falta de boas alternativas na oposição. “Se a Iniciativa Liberal não estiver na cédula eleitoral, não sei em quem votar”, concluiu.
Além de Filipe Garcia, também já confirmaram a sua candidatura à Câmara de Matosinhos Luísa Salgueiro pelo PS, Bruno Pereira pelo PSD, José Pedro Rodrigues pela CDU, António Parada pelo Chega, e Pedro Filipe Soares pelo Bloco de Esquerda.
A Câmara de Matosinhos, composta por sete membros do PS, um do PSD, um independente, um do movimento António Parada Sim! e um da CDU, tem sido historicamente liderada pelo PS, exceto entre 2013 e 2017, sob a presidência do independente Guilherme Pinto.
As eleições autárquicas terão lugar a 12 de outubro.