Força Aérea Portuguesa acrescenta terceira unidade KC-390 à sua frota
A Força Aérea de Portugal recebeu hoje a terceira aeronave KC-390, parte de um total de seis adquiridas à Embraer, aumentando a sua capacidade operacional e reforçando as suas missões.

A Força Aérea Portuguesa recebeu hoje a sua terceira aeronave KC-390, uma importante adição na frota concebida pela Embraer, conforme anunciado pelo ramo militar. A nova unidade chega à Base Aérea N.º 11, em Beja, e está destinada a fortalecer as capacidades da Esquadra 506, conhecida como «Rinocerontes».
De acordo com informações prestadas pela Força Aérea, o KC-390, identificado pelo número de cauda 26903, aterrou em Beja às 10h00 após um voo de 12 horas, que incluiu uma fase de testes de aceitação nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, Brasil.
Em 2019, Portugal decidiu adquirir seis aeronaves KC-390 e um simulador para substituir a antiga frota de Hércules C-130. O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou recentemente planos para a compra de um sexto KC-390, um segundo simulador e a venda de dez aviões a nações da NATO.
As aeronaves passaram por adaptações para cumprir os padrões de organizações como a NATO, as Nações Unidas e a União Europeia, o que permitirá a sua venda a outros países, gerando um lucro estimado de 10 milhões de euros por unidade para o Estado português.
Além disso, a Base Aérea de Beja será a sede do centro europeu de formação de pilotos dos KC-390.
O KC-390 é um avião militar multifuncional, apto a realizar uma ampla gama de missões, desde combate a incêndios florestais e operações de busca e salvamento até evacuações médicas e missões de ajuda humanitária.
Este desenvolvimento representa um avanço significativo no investimento da Força Aérea em tecnologia moderna, contribuindo assim para a execução de diversas missões, tanto em território nacional como internacional.