Desporto

FPF distribui 7,5 milhões de euros a clubes da I Liga através da solidariedade da UEFA

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou a atribuição de quase 7,5 milhões de euros a 13 clubes da I Liga, no âmbito do mecanismo de solidariedade da UEFA para a época 2024/25.

há 7 horas
FPF distribui 7,5 milhões de euros a clubes da I Liga através da solidariedade da UEFA

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou que irá distribuir aproximadamente 7,5 milhões de euros a 13 clubes da I Liga para a temporada 2024/25, no âmbito do mecanismo de solidariedade da UEFA. Cada uma das equipas selecionadas irá receber um montante de 578.384,62 euros.

Entre os clubes beneficiados, estão os despromovidos Boavista e Farense, enquanto gigantes como Sporting, Benfica, FC Porto, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, que competiram nas competições europeias, não estão incluídos nesta distribuição.

A lista dos clubes que receberão esta verba inclui Santa Clara, Famalicão, Estoril Praia, Casa Pia, Moreirense, Rio Ave, Arouca, Gil Vicente, Nacional, Estrela da Amadora, AVS, Farense e Boavista.

Segundo a FPF, este montante representa a "maior verba de sempre" atribuída pelo mecanismo de solidariedade a clubes portugueses, superando as quantias atribuídas a outros países, como os Países Baixos e a Bélgica.

Além deste valor, já foi distribuída uma quantia de 6.119.000 euros às 16 Sociedades Desportivas da II Liga, somando, assim, mais de 13 milhões de euros que serão injetados no futebol português na época 2024/2025. Cada clube da II Liga receberá 382.437 euros.

Em setembro de 2024, os clubes aprovaram por unanimidade a continuidade de uma distribuição justa das verbas de solidariedade da UEFA, visando um apoio financeiro equilibrado entre as diferentes instituições.

#SolidariedadeFutebol #FPF #MecanismoSolidariedade