Francisca Martins termina em 15.º lugar nos 400 metros livres nos Mundiais
A nadadora portuguesa Francisca Martins alcançou o 15.º lugar nos 400 metros livres nos Mundiais de natação em Singapura, após competir nas eliminatórias.

A atleta de 22 anos, Francisca Martins, obteve o 15.º lugar nas eliminatórias dos 400 metros livres nos Mundiais de natação que decorrem em Singapura. Martins nadou a distância em 4.10,16 minutos, classificando-se em sétimo na quarta e última série, a 'heat', que foi vencida pela australiana Lani Pallister com um tempo de 4.02,36.
Apesar de não ter avançado diretamente para a final, a nadadora do FOCA-Quinta da Lixa destacou-se entre as 16 melhores, conquistando assim um lugar de semifinalista. A sua participação nos Mundiais ocorre poucos dias após se ter sagrado campeã mundial universitária a essa mesma distância na Alemanha, onde estabeleceu um novo recorde nacional com 4.07,50 minutos.
Martins, que conquistou a medalha de bronze nos Europeus de 2024 em Belgrado, está agora focada nos 200 metros livres, cujas eliminatórias se realizam na madrugada de terça-feira (hora de Lisboa).
O melhor tempo nas eliminatórias foi registado pela norte-americana Katie Ledecky, que é recordista de ouros individuais em Mundiais, nadando a distância em 4.01,04 minutos.
Vale destacar que Ledecky enfrentou desafios de saúde que afetaram alguns atletas da seleção norte-americana durante a sua estadia na Tailândia antes de chegarem a Singapura, levando à desistência de vários nadadores, incluindo a jovem Claire Weinstein, que apresentava uma das melhores marcas de entrada nos 400 livres.
A recordista mundial, a canadiana Summer McIntosh, competiu na mesma série de Martins e cronometrou 4.03,11 minutos, mantendo-se distante do recorde máximo de 3.54,18 que estabeleceu em junho.
No primeiro dia dos Mundiais de Desportos Aquáticos, que terminam a 3 de agosto, o nadador Diogo Ribeiro também se destacou ao qualificar-se para as meias-finais dos 50 metros mariposa, onde é o atual campeão do mundo.