Governo planeia museu na futura torre de controlo do aeroporto de Lisboa
O Executivo solicitou à NAV a criação de um projeto para transformar a nova torre de controlo do Aeroporto Humberto Delgado em museu, após o encerramento do aeroporto previsto para daqui a 10 anos.

Na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, revelou que está prevista a construção de uma nova torre de controlo no Aeroporto Humberto Delgado. No entanto, o Governo levantou questões sobre a utilidade desta infraestrutura, uma vez que o aeroporto será desmantelado em 10 anos.
Considerando este cenário, a NAV foi "desafiada a elaborar um projeto inovador que permitirá que a nova torre, após o desmantelamento do aeroporto, se converta num museu dedicado à aviação em Portugal. Assim, este edifício icónico irá integrar-se no futuro parque urbano a ser criado nos terrenos do aeroporto."
Num encontro com os jornalistas que antecedeu o briefing, o ministro mencionou que o investimento para este projeto oscilará entre 10 e 15 milhões de euros, a ser assumido pela NAV, a entidade responsável pelo controlo de tráfego aéreo.
De acordo com a apresentação feita pelo Governo, esta nova torre é "crucial para aumentar a segurança aérea e liberar espaço na atual torre", mantendo a visão de um futuro Museu Aeroportuário após o encerramento do aeroporto, que se integrará no Parque Cidades do Tejo.