Homem sírio internado após ataque com machado em comboio alemão
O jovem suspeito de um ataque violento num comboio na Alemanha foi internado numa clínica psiquiátrica devido a problemas mentais, revelam autoridades. Quatro pessoas foram feridas no incidente.

Um homem sírio, considerado o suspeito de um ataque recente num comboio de alta velocidade na Alemanha, encontra-se internado numa clínica psiquiátrica, segundo informações divulgadas pelos investigadores. O ataque ocorreu no dia 3 de julho, quando o jovem, armado com um machado e um martelo, agrediu quatro pessoas a bordo de um IncerCity-Express (ICE) que ligava Hamburgo a Viena.
Uma avaliação psiquiátrica indicou que o homem de 20 anos apresentava um quadro clínico complexo de perturbações psicopatológicas do tipo esquizofrénico, o que poderá ter diminuído substancialmente a sua responsabilidade criminal, conforme nota da polícia. Entre os feridos estão um alemão de 38 anos, uma mulher síria de 51 anos e os seus dois filhos, de 15 e 24 anos, todos recebendo tratamento devido às suas lesões.
Um dos passageiros, ao conseguir apoderar-se do martelo, conseguiu agredir o suspeito na cabeça, facilitando a detenção do agressor. Análises realizadas revelaram a presença de substâncias narcóticas no sangue do jovem. Vale lembrar que o sírio chegou à Áustria como menor não acompanhado e foi concedido asilo em 2022, mas o seu processo estava sob revisão devido a condenações por agressão e resistência a autoridade.