País

Incêndio em Ponte da Barca mobiliza mais de 60 bombeiros

Um incêndio ativo em Ponte da Barca está a ser combatido por mais de 60 operacionais, com apoio de vários veículos e equipas devido a acessos difíceis.

há 5 horas
Incêndio em Ponte da Barca mobiliza mais de 60 bombeiros

Um incêndio na zona de Ponte da Barca mobilizou mais de 60 operacionais e 18 veículos no seu combate, conforme revelou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) à Lusa.

Segundo um porta-voz do Comando Sub-regional do Alto Minho da ANEPC, as chamas, que ocorrem nas imediações da localidade de Parada, na freguesia de Lindoso, ainda se encontram ativas, mas "a arder em zona de mato", sem representar risco para quaisquer povoações.

O alerta foi recebido por volta das 21h47 de sábado e está a contar com a colaboração de bombeiros de várias localidades, incluindo Ponte da Barca, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora.

Para além das equipas locais, o combate às chamas inclui também o apoio dos Bombeiros do Beato e Penha de França, provenientes de Lisboa, dos sapadores florestais e da GNR.

A situação de risco de incêndio é preocupante, com mais de 60 municípios nos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Portalegre classificados em perigo máximo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta ainda para a existência de várias regiões do norte e centro e do Algarve em perigos muito elevados.

O aviso amarelo devido ao calor extremo, que estava em vigor durante o fim de semana, foi prolongado até às 00h00 de terça-feira para 14 distritos, incluindo Beja, Braga e Évora.

O IPMA classifica o perigo de incêndio em cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, com base em critérios como a temperatura do ar e a humidade, entre outros.

#IncêndioPonteDaBarca #CombateASchamas #AlertaVermelho