Mundo

Israel intensifica ofensivas militares em Beit Hanun

O Exército de Israel alargou as suas operações no norte de Gaza após a morte de cinco soldados em confrontos com o Hamas, focando em destruir infraestruturas terroristas.

há 3 horas
Israel intensifica ofensivas militares em Beit Hanun

O Exército israelita anunciou a ampliação das suas operações terrestres na região de Beit Hanun, localizada no norte da Faixa de Gaza. Este movimento surge na sequência da morte de cinco soldados israelitas em combates com o grupo islamita Hamas.

De acordo com um comunicado oficial do Exército, a brigada Givati, sob comando da 162.ª divisão, uniu-se à 99.ª divisão para cercar Beit Hanun. As tropas estão focadas em "destruir infraestruturas terroristas, eliminar elementos terroristas e neutralizar a capacidade militar do Hamas na área", embora não tenham fornecido informações adicionais sobre a nova fase das operações.

Este anúncio acontece após as Brigadas Ezeldin al-Qassam, o braço armado do Hamas, terem reivindicado uma operação em Beit Hanun que resultou nas baixas das forças israelitas. As Brigadas confirmaram que este ataque causou a morte de cinco soldados, todos ligados ao batalhão Netzah Yehuda da brigada Kfir.

Enquanto as operações militares se intensificam, continuam as negociações indiretas no Qatar entre as partes, com o intuito de estabelecer um cessar-fogo temporário de 60 dias e a libertação de alguns reféns mantidos pelo Hamas. As discussões encontram-se, no entanto, num impasse, com a discordância centrada no fim total do conflito e na retirada das forças israelitas da região, em contraposição à rendição e extinção do Hamas.

Desde o arranque do conflito a 7 de outubro de 2023, após um ataque do Hamas que provocou cerca de 1.200 mortos em solo israelita, a resposta militar de Israel levou a uma crise humanitária significativa em Gaza, com mais de 57 mil mortos e a destruição da maior parte da infraestrutura local, forçando à deslocação de centenas de milhares de pessoas.

#GazaEmConflito #IsraelOfensiva #PazUrgente