Israel realiza ataques a "alvos terroristas" dos Huthis no Iémen
O ministro da defesa israelita confirmou ataques a alvos dos Huthis no porto de Hodeida, reforçando a determinação de Israel em retaliar ações hostis contra o seu território.

O governo israelita anunciou hoje que realizou ataques a que chamou "alvos terroristas" no porto de Hodeida, no Iémen. O ministro da defesa, Israel Katz, declarou que o exército israelita "acabou de atingir alvos terroristas do regime huthi no mencionado porto".
Katz fez ainda uma advertência severa, afirmando que "o destino do Iémen será o mesmo de Teerão", sublinhando que os huthis pagarão "um preço elevado pelos lançamentos de mísseis direcionados ao Estado de Israel".
Uma fonte huthi confirmou que ocorreram ataques na área do porto de Hodeida. O exército israelita elucidou que a infraestrutura atacada incluía "equipamentos de construção essenciais para a reconstrução das instalações portuárias", que já haviam sido alvo de bombardeamentos anteriores.
Ainda segundo as autoridades israelitas, os alvos incluíam "contentores de combustível, navios relacionados a atividades militares" e operações hostis contra Israel.
Recentemente, a atividade de lançamento de mísseis por parte dos huthis tem sido frequente, com tentativas de ataque a Israel a serem interceptadas pelas forças militares israelitas em julho. Desde o final de 2023, os huthis têm intensificado os seus ataques, muitos dos quais são neutralizados antes de atingirem o espaço aéreo israelita.
Além disso, o grupo xiita tem atacado embarcações que supostamente têm ligações a Israel, justificando as suas ações como um gesto de solidariedade em relação aos palestinianos na Faixa de Gaza, onde se registam confrontos entre Israel e o grupo Hamas.