Desporto

Jogadores no Coração do Futebol, Alega Pedro Proença

O presidente da FPF, Pedro Proença, destacou hoje a importância dos jogadores no futebol e elogiou a inclusão feminina no Estágio promovido pelo SJPF.

17/07/2025 14:20
Jogadores no Coração do Futebol, Alega Pedro Proença

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, enfatizou a vitalidade dos jogadores como a essência do futebol, abordando a introdução de uma componente feminina no Estágio do Jogador, iniciado na quarta-feira nas instalações do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) em Odivelas.

"O futebol só existe porque existem jogadores, e eles são a verdadeira razão de ser desta modalidade. Quero reconhecer o trabalho do Joaquim e da sua equipa. A força que temos hoje nas nossas seleções deve-se à existência de um sindicato que possui uma visão estratégica para o futebol português", afirmou Proença.

O Estágio do Jogador, que este ano inclui pela primeira vez futebolistas femininas, visa apoiar jogadores sem clube ou que queiram aprimorar as suas competências. Proença não hesitou em reforçar que "as mulheres também estão na centralidade do nosso plano. O sindicato está a implementar um valioso plano estratégico, e a federação está sempre ao lado dele. O futebol feminino está a crescer e a dar frutos. Estamos a investir 22 milhões de euros no seu desenvolvimento, o que é uma prioridade para nós".

Após a sessão inaugural do estágio, incluindo treinos para participantes, contou-se com a presença do embaixador João Vieira Pinto, que sublinhou a relevância de investir no futebol feminino, partilhando ainda experiências pessoais de desemprego na sua carreira.

"Em 2000, após sair do Benfica e ser convocado para o Europeu sem clube, já tinha passado por isso antes. Aos 20 anos, depois de ter saído do Atlético de Madrid para Portugal, estive dois meses sem contrato. Treinava sozinho no Parque da Cidade, com o meu irmão. Se tivesse tido um sindicato à disposição, teria encontrado aqui um espaço para me preparar, com profissionais qualificados. Fui feliz na minha trajetória, mas esta iniciativa representa uma grande oportunidade para todos", destacou Vieira Pinto.

O presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, menciona que logo no primeiro dia deste estágio, já recebeu contactos da Suíça em busca de jogadores, evidenciando o alcance e impacto deste projeto a nível nacional, e relembrando casos de sucesso entre os atletas apoiados.

"Um dos casos mais notáveis foi o de Miguel Garcia, que, após uma grave lesão, esteve a recuperar e, ao fim desse processo, encontrou-se desempregado. Vindo ao nosso estágio, conseguiu destacar-se e foi então contratado pelo Olhanense. Posteriormente, transferiu-se para o Sporting de Braga, que nesse ano competiu na Liga Europa. É um exemplo inspirador e demonstra como o sindicato funciona como uma 'montra' para os jogadores", concluiu Evangelista.

Neste programa, em 23 edições da vertente masculina, a taxa de inserção no mercado de trabalho é de 62%, resultando em 792 contratações entre mais de 1000 futebolistas que completaram o estágio. Neste ano, os treinadores que orientaram os jogadores foram José Pedro e Isabel Osório.

#FutebolFeminino #JogadoresNoCentro #DesenvolvimentoFutebol