Mundo

Jornalista norte-americano em busca após expedição na Noruega

Alec Luhn, um jornalista ambiental dos EUA, desapareceu durante uma caminhada no Parque Nacional de Folgefonna. Equipes de resgate enfrentam dificuldades devido a condições meteorológicas adversas.

05/08/2025 23:40
Jornalista norte-americano em busca após expedição na Noruega

Alec Luhn, um jornalista freelancer de 38 anos oriundo do Wisconsin, encontra-se desaparecido desde a última quinta-feira, após iniciar uma caminhada solo no Parque Nacional de Folgefonna, na Noruega. Luhn, que é reconhecido pelo seu trabalho ambiental e colaborou com instituições prestigiadas como o The Guardian e a National Geographic, deveria ter voltado para casa na segunda-feira, dia em que lhe estava agendado um voo.

A mulher de Luhn, Veronika Silchenko, foi quem alertou as autoridades sobre o seu desaparecimento, uma vez que ele não retornou conforme esperado e não tinha acesso à rede de telemóvel, uma vez que costumava levar o aparelho em modo avião para conservar bateria.

Uma operação de busca e resgate está em andamento, implementando uma combinação de voluntários, cães e um helicóptero. No entanto, as buscas foram temporariamente suspensas esta terça-feira devido ao mau tempo, que tem dificultado significativamente os esforços dos equipas. As autoridades mantêm contato com os familiares de Luhn.

Veronika salientou que o seu marido é um caminhante experiente e que tomou todas as precauções necessárias para a expedição, tendo até comunicado os trajetos que planeava seguir. “Ele leva tudo muito a sério,” afirmou Silchenko, reconhecendo o comprometimento do marido com a segurança durante as suas aventuras.

Alec Luhn já foi premiado pela sua vasta contribuição no jornalismo ambiental e é conhecido por ter conquistado uma bolsa da Ocean Reporting Network do Pulitzer Center.

#DesaparecidoNaNoruega #BuscaEResgate #JornalismoAmbiental