Desporto

Kylian Mbappé sob escrutínio após doação polémica a polícias

O avançado do Real Madrid enfrenta investigações em França por suposta distribuição de bónus a agentes de segurança após a final do Mundial de 2022, gerando controvérsia.

17/07/2025 14:55
Kylian Mbappé sob escrutínio após doação polémica a polícias

Quase três anos depois de Kylian Mbappé ter brilhado na final do Campeonato do Mundo de 2022, onde a selecção francesa foi derrotada pela Argentina, o internacional francês vê-se agora no centro de uma polémica em França.

Recentemente, o jornal Le Canard Enchaîné revelou que cinco polícias estão a ser investigados por alegadamente terem recebido uma parte do bónus do jogador pelo desempenho da selecção no torneio realizado no Qatar. Segundo o semanário, Mbappé, agora jogador do Real Madrid, terá decidido agradecer aos agentes da Compagnies Républicaines de Sécurité (CRS), que garantiram a segurança da equipa.

De acordo com as informações divulgadas, o craque terá oferecido 180.300 euros repartidos entre esses cinco oficiais. Quatro deles, responsáveis pela brigade de segurança, teriam recebido 30.000 euros cada, enquanto o líder da unidade ficou com 60.300 euros. Os pagamentos foram feitos através de cheques emitidos de uma conta bancária registada no Mónaco em nome do jogador.

O episódio teve repercussões significativas, dado que esta doação será agora analisada pela Inspection Générale de la Police Nationale (IGPN), que abriu um inquérito administrativo e noticiou o caso ao Ministério Público. Embora a quantia possa ser interpretada como um gesto de gratidão de Mbappé, a sua natureza e o contexto geram dúvidas sobre a legalidade da transacção.

Adicionalmente, o semanário afirma que Mbappé terá assinado uma declaração em que se compromete a destinar todo o bónus do Mundial a organizações de caridade e a membros da equipa de segurança. "Após o Campeonato do Mundo no Qatar, decidi doar todo o meu bónus de participação aos responsáveis pela segurança dos jogadores e a várias associações", terá esclarecido o jogador, o que, se validado, poderá protegê-lo de qualquer irregularidade.

Na sequência da reportagem, a equipa de Mbappé emitiu um comunicado, citada pelo Le Figaro, enfatizando que a distribuição do bónus foi feita em conformidade com as leis francesas. Afirmaram que todos os membros da equipa receberam os bónus, exceto os agentes de segurança, e que a doação foi realizada em espírito de reconhecimento do trabalho prestado. "Este vínculo de confiança entre jogadores e seguranças merece ser valorizado", disse o staff de Mbappé.

#MbappéPolémica #JustiçaDesportiva #BónusControverso