Marcelo destaca posição firme de Merkel sobre migrações
O Presidente português parabenizou Angela Merkel pela sua defesa inabalável da imigração, alertando para o perigo do crescente sentimento anti-imigração na Europa.

Na cerimónia que homenageou Angela Merkel com um doutoramento honoris causa pela Universidade Católica Portuguesa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou a antiga chanceler da Alemanha pela sua "irremovível posição sobre migrações". Este discurso foi proferido numa altura em que, segundo ele, a Europa e o mundo enfrentam uma "vaga tentadora e egoísta" que está a ganhar força.
Marcelo Rebelo de Sousa, que teve a honra de fazer o discurso de louvor nesta cerimónia, destacou o papel de Merkel como "a líder da Europa", sublinhando a sua contribuição para a unidade e prosperidade económica e social do continente, assim como o seu impacto histórico. "As suas decisões mudaram a História", afirmou.
O Presidente alertou ainda que o clima anti-imigração "aumentará até que os responsáveis por tal movimento sejam apanhados nas suas próprias armadilhas". Em sua intervenção, enfatizou que a sua perspetiva sobre a migração ressoou em milhões, destacando a determinação de Merkel em contrariar um sentimento que se tem revelado popular, mas muitas vezes desprovido de compaixão.
O chefe de Estado português também mencionou a relevante posição de Merkel durante a pandemia, que contribuiu para a implementação dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR): "Foi uma decisão que parecia um desvio sem precedentes, mas que demonstrou compaixão em tempos de crise".