Tech

NASA revela imagens inéditas do Sol a partir da sonda Parker Solar Probe

A NASA divulgou as imagens mais próximas do Sol captadas pela Parker Solar Probe, que se aproximou a apenas 6,1 milhões de quilómetros da estrela.

há 2 horas
NASA revela imagens inéditas do Sol a partir da sonda Parker Solar Probe

A Parker Solar Probe alcançou, a 24 de dezembro de 2024, a sua maior aproximação ao Sol, posicionando-se a apenas 6,1 milhões de quilómetros da nossa estrela. Esta missão histórica permitiu à NASA obter imagens sem precedentes da atmosfera solar.

As fotografias foram captadas pelo dispositivo WISPR (Wide-Field Imager for Solar Probe), proporcionando novos detalhes sobre a atmosfera exterior do Sol e evidenciando o fluxo do vento solar. Estes ventos solares afetam sistemas elétricos na Terra, podendo interferir em GPS e no funcionamento normal de satélites em órbita.

Nicky Fox, administradora associada do Science Mission Directorate da NASA, comentou: “A Parker Solar Probe trouxe-nos uma vez mais para a dinâmica da nossa estrela mais próxima. Estamos a observar as ameaças climáticas que se iniciam no espaço com os nossos próprios olhos, em vez de apenas confiar em modelos. Os dados recolhidos vão aprimorar significativamente as nossas previsões climáticas do espaço, assegurando a segurança dos astronautas e protegendo a tecnologia na Terra e no Sistema Solar.”

Além disso, a sonda atingiu uma velocidade recorde de 692 mil km/h, a maior já registrada por uma nave espacial, estabelecendo mais um marco na exploração do nosso Sistema Solar.

#ExploracaoEspacial #ParkerSolarProbe #ImagensDoSol