Mundo

Novo embate entre polícia e apoiantes de Mondlane após anúncio de nova audição na PGR

Venâncio Mondlane irá ser ouvido na Procuradoria-Geral da República de Moçambique na terça-feira. A polícia lançou gás lacrimogéneo para dispersar os seus apoiantes ao chegar ao aeroporto de Maputo.

há 4 horas
Novo embate entre polícia e apoiantes de Mondlane após anúncio de nova audição na PGR

Venâncio Mondlane anunciou a sua próxima audição na Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique para terça-feira, no quadro das investigações às manifestações pós-eleitorais. O político fez a declaração ao aterrar em Maputo, onde foi recebido por uma multidão de apoiantes entusiásticos, que entoavam cânticos de apoio, como "salve Moçambique, este país é nosso". A recepção ocorreu por volta das 15:30 locais (menos uma hora em Lisboa).

Após deixar o aeroporto, na companhia de vários apoiantes, Mondlane enfrentou a forte presença policial, que se encontrava posicionada tanto no interior como nas avenidas circundantes. Ao longo do trajeto rumo ao centro de Maputo, a Unidade de Intervenção Rápida (UIR) disparou gás lacrimogéneo para dispersar a multidão, em mais de uma dezena de ocasiões, enquanto Mondlane era visível no tejadilho da viatura, numa situação de trânsito quase paralisado.

Em declarações à Lusa, Mondlane criticou o Governo, alegando que a abordagem armada que este utiliza revela a falta de legitimidade e conexão com o povo. "É um Governo que se impõe pela força, sem ideias ou políticas que respondam às verdadeiras necessidades da população", afirmou.

#Moçambique #LiberdadeDeExpressão #JustiçaAgora