País

Novo Nordisk descontinuará Victoza em Portugal: O que significa para os utentes?

O Infarmed informa que a Novo Nordisk deixará de comercializar o medicamento Victoza em Portugal até ao final de 2025, e realça a importância da substituição para os pacientes.

há 3 horas
Novo Nordisk descontinuará Victoza em Portugal: O que significa para os utentes?

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou na segunda-feira, 14 de julho, que a empresa Novo Nordisk irá cessar a comercialização do medicamento Victoza em Portugal. Este tratamento é utilizado na gestão da diabetes mellitus tipo 2 e deixará de estar disponível a partir de 31 de dezembro de 2025, por motivos comerciais.

A informação divulgada pelo Infarmed indica que o Victoza, que contém liraglutido, é indicado para adultos, adolescentes e crianças a partir dos 10 anos com diabetes tipo 2 não controlada adequadamente através de dieta e exercício físico.

Face a esta alteração, o Infarmed emitiu orientações para garantir uma transição eficaz para alternativas terapêuticas. Para os médicos, é aconselhado que não se iniciem novos tratamentos com o medicamento Victoza e que se promova uma substituição eficaz em pacientes já em tratamento.

Os farmacêuticos, por sua vez, devem incentivar os utentes que usam liraglutido a contactar os seus médicos. Além disso, é importante assegurar que os pacientes compreendam que o medicamento ainda estará disponível por um período adicional, caso necessitem de tempo para aceder a uma nova opção de tratamento.

Os utentes são encorajados a consultar o seu médico o mais rapidamente possível, para que possam receber alternativas adequadas e todas as instruções necessárias para facilitar a transição. O Infarmed também informou que, em caráter excecional, foi autorizada a utilização de uma formulação do Victoza com rótulo em finlandês para assegurar uma transição suave para novas terapias.

#Diabetes#SaúdeEmFoco#Medicamentos