Operação policial em Cabo Verde resulta na detenção de cinco indivíduos por tráfico de drogas
A Polícia Judiciária de Cabo Verde deteve cinco indivíduos, suspeitos de tráfico de drogas, na Praia, apreendendo drogas, armas e materiais variados.

A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou a detenção de cinco indivíduos na cidade da Praia, envolvidos em atividades relacionadas com o tráfico de drogas de alto risco. A operação, que ocorreu na passada sexta-feira, resultou na apreensão de substâncias como cocaína, canábis e haxixe, bem como de armas artesanais e outros materiais.
Os detidos, que incluem três homens e duas mulheres, com idades que variam entre os 26 e os 42 anos, são acusados não só de tráfico de estupefacientes, mas também de posse ilegal de armas, conforme comunicou a polícia. O tribunal da Praia estabeleceu prisão preventiva para um dos homens, enquanto os outros quatro indivíduos têm agora de cumprir restrições de deslocação e apresentar-se periodicamente às autoridades.
A investigação, que se arrastou por vários meses e esteve a cargo da Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), permitiu a coleta de um conjunto significativo de evidências. Entre os itens apreendidos encontram-se também três balanças de precisão e equipamento utilizado para embalamento de drogas.
Esta operação faz parte de um esforço contínuo das autoridades cabo-verdianas para combater o tráfico de estupefacientes, incluindo colaborações em operações internacionais. No ano de 2024, diversas forças de segurança conseguiram apreender em Cabo Verde um total de 1,6 toneladas de cocaína, cujo valor está estimado em cerca de 50 milhões de dólares, durante uma iniciativa contra o narcotráfico na África Ocidental.