País

Paulo Rangel recorda José Junqueiro como um político de grande valor e lealdade

O social-democrata Paulo Rangel expressou o seu pesar pela morte do ex-deputado José Junqueiro, destacando a sua lealdade e compromisso com a região de Viseu.

há 4 horas
Paulo Rangel recorda José Junqueiro como um político de grande valor e lealdade

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, manifestou esta quarta-feira a sua profunda tristeza pela morte do antigo deputado e secretário de Estado, José Junqueiro, descrevendo-o como um "colega de fácil trato e leal". Rangel fez questão de apresentar as suas condolências à família enlutada e ao Partido Socialista (PS).

"Faleceu José Junqueiro. Tive o privilégio de conhecê-lo bem durante os meus anos enquanto deputado na Assembleia da República. Era um político ativo e bem preparado, que tinha um amor incondicional pela cidade de Viseu e pela sua região. Deixo aqui as minhas condolências à família e ao PS", partilhou Rangel na rede social X.

Vale ressalvar que José Junqueiro, que exerceu funções como vice-presidente do grupo parlamentar do PS, faleceu aos 72 anos, e a notícia foi comunicada ao plenário da Assembleia da República pelo seu presidente, José Pedro Aguiar-Branco, antes de se iniciarem as votações.

"Acabo de ser informado do falecimento de José Junqueiro, com quem tive o privilégio de partilhar o trabalho parlamentar em legislaturas anteriores. Gostaria de expressar as minhas condolências à sua família e ao PS, refletindo assim o pesar de toda a Assembleia", afirmou Aguiar-Branco.

O Partido Socialista também se pronunciou sobre a perda e sublinhou a relevância de José Junqueiro na política, descrevendo-o como uma "figura política de destaque, tanto a nível nacional como local". O PS elogiou a "carreira exemplar e multifacetada" de Junqueiro, que conseguiu combinar a política com a docência universitária.

A organização expressou ainda a sua gratidão pela memória deixada por José Junqueiro, enviando sentidas condolências à sua família e amigos.

José Junqueiro, ex-secretário de Estado, professor aposentado na Universidade de Aveiro, fervoroso adepto do Sporting e antigo vereador na Câmara de Viseu, foi deputado do PS em várias legislaturas, de 1995 a 2015, sempre pelo círculo de Viseu.

No seu trajeto político, desempenhou funções como secretário de Estado da Administração Local (2009-2011) no segundo governo de José Sócrates e secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) durante a presidência de António Guterres. Junqueiro também fez parte do Secretariado Nacional do PS e liderou a Federação de Viseu.

Na dinâmica interna do PS, esteve alinhado inicialmente com António Guterres entre 1992 e 2001, e posteriormente com António José Seguro entre 2011 e 2014.

Após a vitória de António Costa nas primárias socialistas em setembro de 2014, que resultou na sua eleição como líder, José Junqueiro deixou de ser candidato a deputado nas legislativas de 2015, afastando-se da linha da frente da vida política.

José Junqueiro, antigo deputado do PS e secretário de Estado em Governos de António Guterres e José Sócrates, faleceu esta quarta-feira aos 72 anos, conforme anunciado pelo presidente da Assembleia da República.

#LutoPolítico #JoséJunqueiro #MemóriaNoPS