Mundo

Polónia nega entrada a 39 indivíduos durante a reintrodução de controlos fronteiriços

Na primeira semana de controlo temporário nas fronteiras com a Alemanha e Lituânia, a Polónia impediu a entrada a 39 pessoas. Autarquias não registaram problemas significativos.

há 5 horas
Polónia nega entrada a 39 indivíduos durante a reintrodução de controlos fronteiriços

A Polónia rejeitou a entrada de 39 indivíduos na primeira semana após a reimposição de controlos temporários nas fronteiras com a Alemanha e a Lituânia, numa iniciativa destinada a combater a imigração ilegal. As autoridades locais anunciaram que, entre segunda-feira e domingo, cerca de 67.000 pessoas e mais de 28.500 veículos foram revistos na fronteira com a Alemanha, resultando em 24 recusas de entrada.

O porta-voz da guarda de fronteiras polaca, Konrad Szwed, destacou que, no passado domingo, cinco cidadãos oriundos da Geórgia, Ucrânia, Brasil e Bielorrússia foram impedidos de atravessar para a Polónia devido à falta de documentação válida. Já na fronteira com a Lituânia, mais de 40.000 pessoas e 19.500 veículos foram controlados, levando à negação de entrada a 15 migrantes e à devolução de 19, em cumprimento de um acordo bilateral com as autoridades lituanas. Durante a operação, foram ainda efetuadas oito detenções relacionadas com o tráfico de seres humanos.

A guarda de fronteiras relatou que não houve perturbações significativas no tráfego, nem problemas para os residentes das zonas limítrofes. Os controlos estão a ser realizados em 52 postos na fronteira germano-polaca e em 13 pontos na fronteira lituana.

A reintrodução dos controlos fronteiriços teve início a 7 de outubro, após apelos do chanceler alemão Friedrich Merz por políticas mais rigorosas em relação à imigração e ao fortalecimento da vigilância nas fronteiras entre a Alemanha e a Polónia, visando a redução do fluxo de imigrantes na direção da Alemanha.

#ControloFronteiriço #ImigraçãoIlegal #Polónia