Cultura

Reconhecimento Internacional para Diogo Varela Silva na Bulgária

O documentário 'O Diabo do Entrudo' do realizador português Diogo Varela Silva obteve uma Menção Honrosa no Festival Internacional de Cinema Documental Rhodope, na Bulgária.

14/07/2025 10:50
Reconhecimento Internacional para Diogo Varela Silva na Bulgária

O documentário 'O Diabo do Entrudo', criado pelo realizador português Diogo Varela Silva, conquistou uma Menção Honrosa na prestigiada competição internacional do Festival Internacional de Cinema Documental Rhodope, a decorrer na Bulgária. O júri destacou a obra por capturar "a singularidade do olhar do realizador e a riqueza cultural" associada à tradição dos Caretos, uma celebração carnavalesca em Lazarim, Lamego, que ainda evoca a enigmática figura do 'diabo'.

A obra de Varela Silva competiu na categoria de documentários de média duração, dividindo a Menção Honrosa com 'Unspoken', do realizador polaco Maciej Adamek. O grande vencedor da competição foi o documentário 'Koka', também da Polónia, dirigido por Aliaksandr Tsymbaliuk.

O Festival Internacional de Cinema Documental Rhodope (RIFE) aconteceu de 10 a 13 de julho em Smolyan e premiou 'Landshaft', de Daniel Kötter, como Melhor Documentário Internacional de Longa Duração. Esta coprodução entre a Alemanha e a Arménia explora a complexa paisagem do leste da Arménia, focando-se nas realidades geopolíticas da região.

Na mesma competição, a Menção Honrosa de Melhor Documentário Internacional de Longa Duração foi atribuída a 'Mother Vera', uma obra britânica realizada por Cécile Embleton e Alys Tomlinson. O prémio de Melhor Documentário Internacional em Curta-Metragem foi para 'Clear Sky', da Polónia, por Marcin Kundera, com menções para 'To the Embers' (França) e 'Convention of Contracts' (Grécia).

'O Diabo do Entrudo' estreou em outubro do ano transato no DocLisboa e tem acumulado diversos prémios, incluindo o de melhor documentário nas mostras de Roma e Milão, um Silver dos New York Movie Awards, e o prémio do público em Santarém.

#DiogoVarelaSilva #CinemaDocumental #CulturaPortuguesa