Auto

Renault prepara-se para nomear novo diretor-executivo interino

A Renault vai anunciar em breve um sucessor interino para Luca de Meo, que se retira em julho para a Kering, com vários nomes a emergir como possibilidades.

há 8 horas
Renault prepara-se para nomear novo diretor-executivo interino

De acordo com informações avançadas pelo Financial Times, a Renault poderá anunciar o seu novo diretor-executivo interino na próxima semana. Este profissional irá assumir as rédeas da empresa em substituição de Luca de Meo, que decidiu deixar o cargo para se integrar na Kering.

O prazo para encontrar um sucessor é curto, dado que De Meo deixará oficialmente a Renault no dia 15 de julho. Entre os potenciais candidatos ao posto, destacam-se Maxime Picat, o antigo responsável da Stellantis, Denis Le Cot, que lidera a Dacia, e François Provost, que ocupa um cargo relevante dentro da própria Renault.

Apesar da iminente substituição, fontes ligadas ao Financial Times indicam que não há uma pressão imediata para a nomeação de um diretor-executivo permanente. A estratégia da marca parece já estar bem delineada, e é esperado que o futuro líder siga na mesma direção.

No entanto, o novo executivo irá enfrentar desafios significativos, incluindo a redução gradual da participação da empresa na Nissan, a descida dos preços das ações desde o anúncio da saída de De Meo, assim como as possíveis exigências do governo francês, que é o acionista maioritário com 15,1% do capital.

Luca de Meo, com 58 anos, foi nomeado diretor-executivo da Renault em julho de 2020, após deixar a presidência da Seat. Ele foi instrumental na implementação do plano estratégico de reestruturação e reposicionamento da marca, designado 'Renaulution', que trouxe resultados positivos num curto espaço de tempo, inferior a dois anos.

#Renault #MudançaDeLiderança #Automóveis