Mundo

Rússia solicita auxílio papal para repatriar cidadãos em territórios ucranianos

Tatiana Moskalkova, Provedora de Justiça da Rússia, revelou que enviou uma carta ao Papa Leão XIV pedindo ajuda para trazer de volta russos na Ucrânia.

há 6 horas
Rússia solicita auxílio papal para repatriar cidadãos em territórios ucranianos

Tatiana Moskalkova, a Provedora de Justiça da Rússia, anunciou hoje que se dirigiu ao Vaticano para pedir a intervenção do Papa Leão XIV na repatriação de cidadãos russos atualmente na Ucrânia. Na sua declaração, realizada durante uma conferência de imprensa em Bishkek, a capital do Quirguistão, Moskalkova afirmou: "Enviei uma carta a Leão XIV solicitando assistência para o regresso dos nossos cidadãos, pois esta situação contraria normas e princípios morais."

Segundo a provedora, a missiva foi enviada há aproximadamente três semanas através do núncio apostólico e já teria chegado ao Papa, conforme noticiado pela agência russa TASS. Além desse apelo, Moskalkova declarou que também contactou o Alto-Comissário para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Volker Turk, e o secretário-geral da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Feridun Sinirlioglu, pedindo também a sua ajuda para a repatriação dos civis.

O pedido elaborado por Moskalkova relaciona-se com um grupo de 30 pessoas que se encontram na região ucraniana de Sumy. Estes cidadãos são originários da área russa de Kursk, onde as tropas ucranianas realizaram uma incursão em agosto de 2024, forçando-os a deixar a sua terra natal na primavera deste ano.

Durante o dia de hoje, o Papa Leão XIV também recebeu o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na sua residência de verão em Castel Gandolfo. Na reunião, o Santo Padre reafirmou a sua disposição em acolher futuras negociações entre a Rússia e a Ucrânia.

#Rússia #PapaLeãoXIV #DireitosHumanos