Shakhtar Donetsk escolhe Cracóvia como 'casa' devido à guerra na Ucrânia
O clube ucraniano Shakhtar Donetsk jogará na Polónia, escolhendo Cracóvia como sede para as suas competições europeias, em virtude da invasão russa.

O Shakhtar Donetsk, clube de futebol da Ucrânia, anunciou que irá realizar os seus jogos 'em casa' na cidade de Cracóvia, na Polónia, como consequência da situação de guerra na Ucrânia, que foi invadida pela Rússia em 2022.
"Estamos muito contentes por voltar à Polónia, onde tivemos experiências positivas ao receber jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa", disse Sergei Palkin, diretor geral do clube, referindo-se ao Estádio Henryk Reyman, localizado em Cracóvia.
De acordo com Palkin, a escolha de Cracóvia foi estratégica: "É um local ideal em termos logísticos e, acima de tudo, é uma cidade onde o futebol é muito apreciado. Acreditamos que os adeptos nos apoiarão." O Shakhtar está actualmente na fase de qualificação da Liga Europa, depois de ter vencido a primeira mão da eliminatória contra o Ilves, da Finlândia, por 6-0, tendo a segunda mão lugar hoje em Tampere.
Caso avance para a próxima fase, o Shakhtar, que na última temporada terminou em terceiro lugar no campeonato ucraniano, vai enfrentar o Besiktas, da Turquia, na segunda pré-eliminatória.
O dirigente também sublinhou a importância da comunidade ucraniana na Polónia, mencionando que "sabemos que muitos ucranianos, incluindo refugiados, vivem aqui e contamos com o seu apoio." O Dinamo Kiev também escolheu a Polónia como a sua casa para competições europeias desde 2022, sendo que se estima que o número de ucranianos no país tenha chegado a dois milhões.