Mundo

Tragédia da Fome: Bebé de cinco meses perde a vida em Gaza

Nova evidência da crise humanitária em Gaza: uma menina de cinco meses morreu pesando menos do que ao nascer, destacando a gravidade da subnutrição infantil na região.

26/07/2025 23:40
Tragédia da Fome: Bebé de cinco meses perde a vida em Gaza

O impacto devastador da fome e da subnutrição em Gaza continua a ser uma realidade alarmante. Após mais de um ano de conflito intenso entre o Hamas e Israel, as recentes semanas têm levado organizações não governamentais e outras entidades a emitirem repetidos apelos por ajuda humanitária, com milhões a enfrentar dificuldades extremas.

A organização Médicos Sem Fronteiras reportou que um quarto das crianças entre os seis meses e os cinco anos em Gaza está a sofrer de subnutrição, um facto que não pode ser ignorado. Um caso particularmente comovente é o de Muhammad Zakariya Ayyoub al-Matouq, um menino de um ano e meio que pesa apenas seis quilos. Ele e a sua mãe vivem numa tenda vazia após terem sido deslocados do norte da região, tornando-se um símbolo da crise alimentar alarmante.

Neste contexto triste, a Associated Press (AP) reportou a morte da bebé Zainab Abu Halib, de apenas cinco meses, que pesava menos de dois quilos à data do seu falecimento. A sua mãe relatou que, quando nasceu, Zainab pesava mais de três quilos, mas não teve acesso a uma fórmula especial que era necessária para a sua sobrevivência.

Infelizmente, Zainab é uma das 85 crianças que faleceram em Gaza por causa da subnutrição desde o início do conflito, de acordo com o Ministério da Saúde local. O pai da bebé expressou a angústia de uma família que se sente desamparada, enquanto a mãe lamentou a morte de sua filha, descrevendo a lista de crianças em risco como meros números, em vez de vidas valiosas.

O exército israelita e os Emirados Árabes Unidos anunciaram a retoma dos lançamentos aéreos de ajuda humanitária em Gaza, com a intenção de fornecer suprimentos essenciais, como farinha e alimentos enlatados, em coordenação com organismos internacionais. Esta operação, que visa aliviar a dramática situação humanitária, também inclui a facilitação de comboios humanitários da ONU e a implementação de "pausas humanitárias" nas áreas afetadas.

Os Emirados Árabes Unidos, por sua vez, foram rápidos a agir, reiterando a urgência da situação. As organizações não governamentais continuam a alertar para o risco iminente de fome, exigindo uma resposta internacional para ajudar o povo de Gaza.

#FomeEmGaza #CriançasEmPerigo #CriseHumanitária