Mundo

Trump ameaça com sanções à cidadania de Rosie O'Donnell por discordância

O Presidente dos EUA, Donald Trump, considera retirar a cidadania de Rosie O'Donnell, alegando que a comediante é uma "ameaça" e que deveria permanecer na Irlanda.

12/07/2025 21:35
Trump ameaça com sanções à cidadania de Rosie O'Donnell por discordância

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração controversa nesta quarta-feira, sugerindo a possibilidade de retirar a cidadania da apresentadora e atriz Rosie O'Donnell. Esta ameaça surge num contexto de críticas abertas de O'Donnell em relação a Trump, que atualmente reside na Irlanda.

Na rede social Truth Social, de sua propriedade, Trump escreveu: "Como Rosie O'Donnell não traz benefícios ao nosso país, estou seriamente a considerar em retirar-lhe a cidadania." O Presidente não poupou críticas, referindo que a comediante, originária de Nova Iorque, representa "uma ameaça para a humanidade" e que, se preferirem, devem mantê-la "no maravilhoso país da Irlanda."

Em resposta, Rosie O'Donnell utilizou o Instagram para se manifestar, qualificando Trump como um "vigarista, abusador sexual e mentiroso" que visa prejudicar os Estados Unidos para fins próprios. A atriz, que decidiu mudar-se para a Irlanda em março, acredita que a administração Trump está marcada por ações antiéticas.

De acordo com a Constituição dos Estados Unidos, a cidadania adquirida por nascimento é um direito protegido, tornando a revogação por parte do Presidente uma impossibilidade legal. Rosie proferiu ainda: "Estás a pensar em deportar todos os que se opõem às tuas tendências maléficas. A tua postura é uma piada de mau gosto, e a capacidade de construir uma frase coerente parece-te um desafio."

Rosie O'Donnell é uma figura bem conhecida da televisão, tendo sido apresentadora do programa 'The Rosie O'Donnell Show' de 1996 a 2002, e atuado em filmes como 'Liga de Mulheres' (1992), 'Os Flintstones' (1994) e 'Amigas para Sempre' (1995).

#TrumpVSODonnell #LiberdadeDeExpressão #CidadaniaAmericana