País

Urgente intervenção necessária na obstetrícia do Hospital de Aveiro

A Ordem dos Médicos clama por ações imediatas para melhorar o serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro, em resposta a fragilidades detectadas.

14/07/2025 19:35
Urgente intervenção necessária na obstetrícia do Hospital de Aveiro

Hoje, uma delegação da Ordem dos Médicos (OM) realizou uma visita ao serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro, onde identificou problemas graves na qualidade dos cuidados prestados às mulheres. Em um comunicado, a OM sublinha a necessidade de uma "intervenção imediata e eficaz" para corrigir as deficiências constatadas.

A organização destacou a urgência em reforçar as equipas médicas, após conversas com os profissionais da área e o Conselho de Administração do hospital. Para isso, é essencial abrir concursos para ocupação de vagas, implementar estratégias que tornem a profissão mais atrativa e assegurar condições de trabalho que sejam adequadas e seguras.

Além disso, a Ordem alertou que as escalas para os meses de julho e agosto preveem "vários dias em que o serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia estará fechado devido à falta de médicos". Esta lacuna na prestação de serviços compromete a capacidade de resposta às necessidades das grávidas e das mulheres na região.

Entre os problemas mais relevantes identificados na visita, a Ordem realça "a falta crítica de médicos especialistas, o desgaste significativo das equipas actuais e o risco sério de interrupções frequentes no serviço".

Assim, a Ordem dos Médicos conclui o comunicado exigindo "uma ação concreta e urgente por parte de todas as entidades competentes, especialmente da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, que tem a responsabilidade de garantir uma resposta eficaz tanto a nível nacional como local".

#SaúdeEmPerigo #UrgênciaNaObstetrícia #ProtegirAsMulheres