Tech

YouTube muda regras de moderação em prol do "interesse público"

A plataforma YouTube adotou uma nova abordagem ao permitir a presença de vídeos que desrespeitam normas, desde que considerados de "interesse público", segundo o The New York Times.

há 8 horas
YouTube muda regras de moderação em prol do "interesse público"

De acordo com um relatório do The New York Times, o YouTube alterou as suas políticas de moderação de conteúdo, permitindo que, a partir de dezembro de 2024, vídeos que contenham até 50% de elementos que infringem as normas da plataforma possam permanecer disponíveis. Este limite era anteriormente de 25%.

As novas diretrizes abrangem temas importantes como política, questões sociais e culturais, destacando eventos como eleições, pandemias, imigração, género e liberdade de expressão. Isso inclui ainda a possibilidade de transmissões de audiências públicas, comícios e debates.

No entanto, o YouTube não divulgou informações claras sobre o novo critério de avaliação ou sobre como classifica o que constitui "interesse público" e quais são os limites aplicáveis a esse tipo de conteúdo.

Esta alteração representa um recuo face às diretrizes mais rigorosas implementadas durante a pandemia de covid-19, quando foram removidos vídeos que continham debates de autoridades e transmissões de câmaras municipais, por alegações de desinformação médica.

A mudança do YouTube reflete uma tendência crescente entre as plataformas sociais, como a Meta e o X, que estão a suavizar as iniciativas de moderação para evitar críticas políticas e aumentar o envolvimento dos utilizadores.

No primeiro trimestre de 2025, a plataforma removeu mais de 190.000 vídeos por conterem material ofensivo ou abusivo.

#MudançanoYouTube #ConteúdoeInteressePúblico #LiberdadedeExpressão