A icónica Tapeçaria de Bayeux será exibida no Museu Britânico
A França irá emprestar a Tapeçaria de Bayeux ao Museu Britânico entre setembro de 2026 e junho de 2027, em troca de valiosas relíquias de Sutton Hoo, anunciou Emmanuel Macron.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou durante a sua visita de Estado ao Reino Unido que a famosa Tapeçaria de Bayeux será emprestada ao Museu Britânico de Londres, de setembro de 2026 a junho de 2027. Este acordo inclui a troca de importantes artefatos do tesouro arqueológico de Sutton Hoo.
Macron, que se encontrou com os jornais Ouest-France e Paris Normandie, sublinhou que "esta troca sem precedentes, com o seu significado simbólico e o valor inestimável das peças, sublinha o desejo de fortalecer a relação cultural entre os nossos países e a confiança existente entre nós".
O Presidente francês também fez referência à importância das peças que o Reino Unido irá emprestar, que incluem itens magníficos do tesouro de Sutton Hoo, o tabuleiro de xadrez de Lewis e o Escudo de Battersea.
As relíquias britânicas estarão expostas em museus na Normandia, concretamente em Caen e Ruão.
A Tapeçaria de Bayeux, que data entre 1066 e 1083, é um famoso "conto bordado" de 70 metros que relata a conquista de Inglaterra por Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia, em 1066. Neste momento, a tapeçaria encontra-se no Museu de Bayeux, que encerrará para obras até outubro de 2027, após o empréstimo, a peça será restaurada.
O Tesouro de Sutton Hoo, considerado uma das mais significativas descobertas arqueológicas do Reino Unido, foi encontrado entre 1938 e 1939. Este navio-túmulo transformou a forma como historiadores entendem o período anglo-saxónico do início da Idade Média.