Auto

A Volvo enfrenta desafios financeiros com a revisão de previsões

A Volvo prevê prejuízos na rentabilidade dos modelos EX90 e ES90, ajustando previsões financeiras devido a tarifas e atrasos na produção.

há 7 horas
A Volvo enfrenta desafios financeiros com a revisão de previsões

A Volvo Cars encontra-se numa fase crítica em 2025, tendo anunciado um ajuste significativo nas suas previsões financeiras. Este evento resulta em encargos de imparidade sem efeito de caixa na ordem de 11,4 mil milhões de coroas suecas, aproximadamente um milhão de euros, que serão refletidos nas contas do segundo trimestre de 2025.

Este ajuste decorre, em parte, da revisão em baixa dos volumes esperados para os modelos ES90 e EX90, que partilham a mesma plataforma. Pertencente ao grupo Geely, a fabricante está a adaptar os seus ativos às realidades do mercado.

Dos 11,4 mil milhões de coroas suecas, estima-se que 4 mil milhões tenham influência sobre o custo das vendas, enquanto a maior parte da quantia restante afeta a linha de investigação e desenvolvimento nos relatórios financeiros da empresa.

A marca sueca tem enfrentado uma quebra na procura pelo novo ES90, e as tarifas de importação têm dificultado as vendas do modelo nos Estados Unidos. Adicionalmente, a Volvo relatou que as suas margens de lucro estão a sofrer pressão também na Europa.

Em relação ao EX90, a fabricante projeta uma "rentabilidade reduzida ao longo do ciclo de vida" deste modelo. O carro passou por um investimento considerável com uma atualização de software, e o aumento da produção foi afetado por atrasos significativos no lançamento anterior e custos adicionais de desenvolvimento.

Apesar destes desafios e das previsões ajustadas em baixa, a Volvo reafirma o seu compromisso em investir na próxima geração de arquitetura de carros elétricos e nas capacidades de software.

O diretor financeiro da Volvo Cars, Frederik Hansson, comentou: "Face às novas dinâmicas de mercado, incluindo tarifas de importação nos EUA e os atrasos na introdução do EX90, reavaliámos as previsões de volume para estes dois modelos. Como resultado, a rentabilidade ao longo do ciclo de vida será inferior ao que inicialmente planeámos."

Hansson sublinhou, no entanto, que, apesar das vendas abaixo do esperado, o EX90 e o ES90 são considerados essenciais, dada a inovação que incorporam e a importância que têm para a transição para a eletrificação e os veículos baseados em software que a empresa pretende desenvolver futuramente.

#VolvoDesafios #EletricaFuturo #InovacaoAutomoveis