Honda e Nissan em busca de um software comum para encarar a concorrência global
As fabricantes nipónicas Honda e Nissan estão a negociar um sistema operativo conjunto para os seus veículos, impulsionando a colaboração tecnológica em resposta à concorrência externa.

A Honda e a Nissan estão a envidar esforços para enfrentar a crescente competição das fabricantes chinesas e americanas no domínio dos automóveis elétricos. Para tal, as duas empresas estão a explorar a possibilidade de desenvolver software em conjunto para os seus veículos.
Segundo informações do Nikkei, desde agosto do ano passado que ambas as construtoras nipónicas têm estado a investigar tecnologias de software, mantendo o impulso mesmo após a desistência de um acordo formal de colaboração.
O software e as suas atualizações estão a tornar-se fundamentais para a nova geração de automóveis, especialmente com o aumento da relevância de funcionalidades digitais como a condução autónoma e sistemas de infoentretenimento. Assim, Honda e Nissan estão a trabalhar em conjunto para desenvolver um sistema operativo que possa melhorar a experiência do utilizador e até introduzir novas alternativas de faturação para os consumidores.
A colaboração vai mais além da área do software, com planos de padronização de componentes, como semicondutores e motores, numa estratégia que visa a redução de custos para ambos os fabricantes. No entanto, também surgem preocupações sobre a competição por dados, com os gastos em desenvolvimento a poderem atingir valores significativos, à volta de três biliões de ienes.
No entanto, ao contrário dos planos de fusão, atualmente, a Honda e a Nissan estão a focar-se na criação de plataformas individuais que planeiam lançar nos seus modelos no próximo ano. A longo prazo, visam unir esforços para desenvolver uma plataforma personalizável para a próxima geração de veículos, com lançamento previsto para o final da década.
Vale a pena notar que colaborações entre rivais não são um fenómeno inédito na indústria automóvel. Recentemente, o BMW Group, a Mercedes-Benz e o Volkswagen Group também anunciaram uma parceria para desenvolver uma plataforma de software em conjunto, envolvendo múltiplos parceiros.