Agente da PSP suspenso após agressão a condutor de 'tuk-tuk' em Lisboa
Um polícia da PSP, filmado a agredir um condutor de 'tuk-tuk' na Praça do Comércio, foi punido com 75 dias de suspensão por violar deveres de conduta.

Um agente da Polícia de Segurança Pública, que estava ao serviço da Polícia Municipal de Lisboa, sofreu uma suspensão de 75 dias devido a uma agressão a um condutor de 'tuk-tuk'. O incidente ocorreu a 30 de maio do ano passado e foi registado em vídeo, onde o polícia é visto a correr em direção ao condutor e a desferir-lhe uma cabeçada.
Esta decisão de sanção foi confirmada pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e aprovada pela antiga ministra Margarida Blasco a 22 de maio deste ano. Segundo o relatório da IGAI, a suspensão foi aplicada "por violação dos deveres de correção e aprumo".
O documento ressalta que a agressão aconteceu durante o exercício das funções do agente, perante várias testemunhas e em público. A IGAI destacou que o polícia agiu com dolo direto ao desconsiderar o autocontrole exigido e por adotar um comportamento censurável.
Após a divulgação do vídeo nas redes sociais, o caso ganhou ampla repercussão, levando a então ministra da Administração Interna a determinar a abertura de um processo disciplinar, com base numa proposta da Inspetora-Geral Anabela Cabral Ferreira.