País

Agente da PSP suspenso após agressão a condutor de 'tuk-tuk' em Lisboa

Um polícia da PSP, filmado a agredir um condutor de 'tuk-tuk' na Praça do Comércio, foi punido com 75 dias de suspensão por violar deveres de conduta.

há 3 horas
Agente da PSP suspenso após agressão a condutor de 'tuk-tuk' em Lisboa

Um agente da Polícia de Segurança Pública, que estava ao serviço da Polícia Municipal de Lisboa, sofreu uma suspensão de 75 dias devido a uma agressão a um condutor de 'tuk-tuk'. O incidente ocorreu a 30 de maio do ano passado e foi registado em vídeo, onde o polícia é visto a correr em direção ao condutor e a desferir-lhe uma cabeçada.

Esta decisão de sanção foi confirmada pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e aprovada pela antiga ministra Margarida Blasco a 22 de maio deste ano. Segundo o relatório da IGAI, a suspensão foi aplicada "por violação dos deveres de correção e aprumo".

O documento ressalta que a agressão aconteceu durante o exercício das funções do agente, perante várias testemunhas e em público. A IGAI destacou que o polícia agiu com dolo direto ao desconsiderar o autocontrole exigido e por adotar um comportamento censurável.

Após a divulgação do vídeo nas redes sociais, o caso ganhou ampla repercussão, levando a então ministra da Administração Interna a determinar a abertura de um processo disciplinar, com base numa proposta da Inspetora-Geral Anabela Cabral Ferreira.

#JustiçaPolicial #CondutaAberrante #TukTukLisboa