Apresentação do Novo Nissan Leaf: A Revolução Eléctrica em Destaque
A Nissan revelou a nova geração do Leaf, um automóvel 100% elétrico que visa ser uma alternativa forte aos veículos com motores de combustão.

Na passada terça-feira, a Nissan fez a apresentação oficial da nova geração do Leaf, um marco que surge 15 anos após a estreia do seu antecessor, que foi o primeiro automóvel elétrico produzido em massa na história.
A marca japonesa reafirma a sua convicção de que a tecnologia eléctrica pode ser uma solução viável face aos motores de combustão, apresentando o novo Leaf como uma resposta para as principais barreiras que dificultam a adoção de veículos elétricos.
Grupos Propulsores
A versão padrão do Leaf conta com uma autonomia WLTP de 436 km, equipada com uma bateria de 52 kWh. Por outro lado, a versão Extended surge com uma bateria de 75 kWh, oferecendo até 604 km de autonomia WLTP. O carregamento rápido permite recuperar até 417 km em apenas 30 minutos, dependendo da homologação. O automóvel também possui a função V2L (Vehicle-to-Load), que possibilita carregar dispositivos externos, incluindo pequenos eletrodomésticos.
O motor standard fornece 130 kW de potência e um binário de 345 Nm, enquanto na variante Extended a potência atinge 160 kW, com um binário de 355 Nm. Ambas as versões têm uma velocidade máxima de 160 km/h, embora a aceleração de 0 a 100 km/h demore ligeiramente mais na versão standard, fazendo-o em 8,6 segundos.
Design
O Nissan Leaf foi projetado no Estúdio de Design Global da Nissan, em Atsugi, Japão, apresentando uma silhueta elegante e aerodinâmica que otimiza o fluxo de ar, incorporando puxadores embutidos e uma linha de tejadilho fluída. O modelo vem também equipado com faróis traseiros LED 3D e oferece uma seleção de sete cores exteriores, sendo a turquesa Luminous Teal exclusiva desse modelo. As jantes são otimizadas tanto para a eficiência aerodinâmica quanto para o estilo, disponíveis em versões de liga leve de 18 polegadas ou 19 polegadas.
A plataforma modular CMF-EV serve como base para este automóvel, que apresenta uma suspensão frontal MacPherson e uma suspensão traseira multi-link.
Interior
Apesar das suas dimensões compactas, próprias para a condução urbana, o interior do Leaf é surpreendentemente espaçoso, com uma bagageira de 437 litros. O tejadilho panorâmico em vidro escurecido traz uma sensação de amplitude, enquanto os acabamentos podem ser em preto ou branco com detalhes em roxo.
Diversas assistências ao condutor estão disponíveis, desde o ProPILOT Assist com Navilink, que se adapta a curvas e limites de velocidade, até a função e-Pedal Step e travagem regenerativa. O controlo de velocidade de cruzeiro inteligente e a assistência para manutenção na faixa de rodagem são também recursos de série, assim como o sistema de monitorização 3D 8-point Around View, que facilita manobras em espaços apertados.
A conectividade é outra das grandes valências do novo Leaf, que traz Google integrado com acesso ao Maps para navegação, Assistente e PlayStore. O interior é equipado com dois ecrãs de 14,3 polegadas que permitem controlar navegação, climatização e comunicações mãos-livres. A aplicação NissanConnect Services possibilita, ainda, o acesso remoto a informações como o estado da bateria e o planeamento de viagens.
Por fim, destacamos o sistema de áudio premium Bose Personal Plus, que proporciona uma experiência sonora diferenciada, com o som de navegação e chamadas a ser reproduzido através de um altifalante localizado no encosto de cabeça do condutor.