Azores Airlines regista perdas significativas em várias rotas em 2024
A Azores Airlines enfrentou prejuízos em diversas rotas, contribuindo para os resultados negativos da SATA. O Governo dos Açores aponta para fatores extraordinários que afetaram as contas do grupo.

A Azores Airlines registou perdas consideráveis em dez rotas, revelando um impacto negativo nos resultados da SATA, conforme indicado pelo Governo Regional dos Açores. Segundo um requerimento do Chega, e reportado pela agência Lusa, as rotas em questão incluem Funchal/Boston, Funchal/Toronto, Funchal/Nova Iorque, Porto/Boston, Porto/Toronto, Porto/Nova Iorque e Ponta Delgada/Londres.
Além disso, as operações entre Terceira e Nova Iorque, Terceira e Boston, bem como a rota Ponta Delgada/Milão, também contribuíram para os danos financeiros assinalados em 2024, especialmente durante o inverno.
No total, a Azores Airlines e a SATA Air Açores encerraram o ano de 2024 com um prejuízo acumulado de 82,8 milhões de euros, um valor que mais que duplica o prejuízo do ano anterior, conforme dados divulgados em 8 de junho.
A resposta do Governo Regional à Assembleia Legislativa menciona várias causas para estes resultados, incluindo o arrendamento de aeronaves com tripulação (ACMI), uma revisão de acordos empresariais que resultou num acréscimo de 10 milhões de euros em custos, e uma indemnização judicial de 6,4 milhões de euros relacionada com o Airbus A330, conhecido como "Cachalote".
Adicionalmente, o aumento dos custos de manutenção, depreciações e amortizações, bem como imparidades, são citados como fatores que contribuíram para o resultado deficitário, mesmo num contexto em que se fortaleceu o número de voos e de passageiros em 2024.
O documento salienta que, tanto para a Azores Airlines como para a Air Açores, os resultados de 2024 foram influenciados por fatores extraordinários, muitos dos quais não são operacionais e de natureza não repetível.
As rotas com melhor desempenho financeiro são as de Ponta Delgada e Terceira para Lisboa e Porto, assim como as ligações de Ponta Delgada para Boston, Toronto, Montreal, Bilbau e Frankfurt.
O Governo Regional manifestou a intenção de consolidar a performance de rotas europeias através do aumento da receita média por passageiro, enquanto se planeia aumentar as frequências diárias nas rotas domésticas.
O executivo açoriano também assegurou que as contas do primeiro trimestre de 2025 do grupo serão divulgadas até ao final do mês em curso.
Cabe destacar que, em 2023, a SATA Internacional - Azores Airlines reportou um resultado líquido negativo de 71,2 milhões de euros, em contraste com um prejuízo de 26,08 milhões de euros em 2022. A SATA Air Açores, por seu turno, apresentou um resultado líquido negativo de 11,6 milhões de euros em 2024, face a um prejuízo de 9,97 milhões no ano anterior.
Assim, o prejuízo acumulado de ambas as companhias atingiu 82,8 milhões de euros no último ano, superando em mais de duas vezes os 36 milhões de euros reportados em 2023.