DBRS mantém avaliação positiva para Portugal com perspetiva estável
A agência financeira DBRS confirma o rating de Portugal em 'A elevado', assinalando uma expectativa de crescimento sólido, apesar dos desafios globais.

A agência de notação financeira DBRS confirmou hoje que o rating de Portugal continua classificado como 'A' (elevado) e apresta uma perspetiva estável para a notação da República. Esta decisão, anunciada após a avaliação periódica do rating, era antecipada pelos analistas de mercado, especialmente após a melhoria da nota atribuída ao país em janeiro anterior.
A DBRS sustenta que a estabilidade da perspetiva reflete uma visão equilibrada sobre os riscos associados às notações de crédito. Para os próximos dois anos, prevê-se que o crescimento económico e o equilíbrio orçamental de Portugal se mantenham acima da média da zona euro, mesmo considerando eventuais riscos resultantes de tensões geopolíticas e da instabilidade no comércio global. As perspetivas de crescimento a médio prazo são consideradas favoráveis, apoiadas pelo vigor da procura interna no país.