Berlim, Paris e Londres unem esforços por soluções no Médio Oriente
O chanceler alemão afirmou a forte parceria com França e Reino Unido para um cessar-fogo em Gaza, ressaltando a urgência de resolver a situação humanitária.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, comunicou hoje o alinhamento das posições de Berlim, Paris e Londres em relação ao Médio Oriente, após uma conversa telefónica com o Presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer. Merz destacou que “houve um amplo consenso” sobre as ações a serem tomadas, incluindo um apelo conjunto por um cessar-fogo imediato e a necessidade de pôr fim à catástrofe humanitária em Gaza.
Na declaração emitida na véspera, os países do E3/UE — Alemanha, França e Reino Unido — insistiram na necessidade urgente de parar as hostilidades em Gaza e de Israel respeitar o direito internacional humanitário. Estes países expressaram a sua firme oposição a qualquer tentativa de anexação dos territórios ocupados por parte de Israel, reforçando que a situação atual deve ser resolvida sem demora.
Além disso, os três governos apelaram também à libertação dos reféns israelitas e ao desarmamento do movimento extremista Hamas, que desencadeou a atual escalada de violência com os ataques em 7 de outubro de 2023. Estes ataques resultaram em cerca de 1.200 mortos em Israel e mais de duzentos reféns.
A resposta militar de Israel, caracterizada pela imposição de um bloqueio rigoroso à ajuda humanitária, já provocou uma tragédia humanitária com mais de 59 mil mortos e a destruição de praticamente todas as infraestruturas na Faixa de Gaza, forçando centenas de milhares a deixar as suas casas.