Calor intenso volta a fazer presença no continente
As temperaturas escalonam até quase 40ºC esta terça-feira, enquanto o IPMA alerta para ventos fortes nas regiões do Norte e Centro e risco elevado de incêndios em diversos distritos.

Esta terça-feira, o continente português enfrenta novamente um cenário de calor intenso, com temperaturas que atingem quase os 40ºC. Nos distritos de Évora e Beja, os termómetros chegam a marcar 39ºC, enquanto Santarém e Castelo Branco registam máximas de 37ºC.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões indicam 36ºC para Portalegre, 35ºC em Braga e Vila Real, e 34ºC em Bragança, Viseu, Lisboa e Setúbal. As temperaturas são um pouco mais amenas em Guarda, Coimbra e Faro, onde se esperam 32ºC, e em Leiria, com um máximo de 31ºC. Apenas nas regiões do Porto e Aveiro as máximas ficam abaixo dos 30ºC, registando 29ºC e 26ºC, respetivamente.
Face a esta previsão, o IPMA emitiu um aviso amarelo para dez distritos (Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre) entre as 9h00 desta terça-feira e as 18h00 de quarta-feira.
O Instituto alerta também para o risco máximo de incêndios em vinte concelhos, distribuídos por seis distritos. O perigo de incêndios rurais tende a intensificar-se devido ao aumento das temperaturas e deverá permanecer elevado, pelo menos, até ao final da semana em algumas dessas áreas.
No que diz respeito ao tempo, o IPMA prevê um céu limpo, mas com ventos fortes que podem chegar aos 40km/h, sobretudo nas terras altas das regiões do Norte e Centro do país até ao meio da manhã. A região da Grande Lisboa poderá ser a mais afetada pelo vento, enquanto no Grande Porto a intensidade deve situar-se entre os 20 e os 30km/h.
Nas regiões autónomas, a situação é diferente, com céu nublado e possibilidade de aguaceiros nas ilhas açorianas. O Funchal deve tal como ser a cidade mais quente, atingindo os 27ºC, enquanto Porto Santo se manterá nos 25ºC e Ponta Delgada nos 24ºC.