Fama

Controvérsia entre os Anjos e Joana Marques leva a pedidos de indemnização avultados

A defesa de Joana Marques defende a sua inocência numa batalha judicial que envolve uma indemnização de mais de um milhão de euros por um vídeo controverso.

11/07/2025 17:20
Controvérsia entre os Anjos e Joana Marques leva a pedidos de indemnização avultados

O caso que opõe a comediante Joana Marques à dupla Anjos prosseguiu hoje no Tribunal Central Cível de Lisboa, onde as partes apresentaram as suas alegações finais. A advogada dos Anjos, Natália Luís, reiterou a necessidade de a humorista ser condenada a indemnizar a dupla em mais de um milhão de euros, devido a um vídeo partilhado em 2022. Neste vídeo, Joana Marques efetuou uma montagem que combinava segmentos da actuação de Nélson e Sérgio Rosado, ao som do hino nacional, num evento de MotoGP em Portimão, com reações negativas extraídas do programa 'Ídolos'.

Durante a sua defesa, Natália Luís argumentou que a comediante agiu de forma ilícita ao manipular a gravação original, prejudicando a verdade dos factos e desinformando o público. A advogada afirmou que Joana só poderia ignorar o potencial de reações adversas se fosse alheia ao efeito provocador que esse tipo de edição pode ter.

Por outro lado, Nuno Salpico, advogado da humorista, sustentou que Joana não alterou a actuação com a intenção de acentuar falhas já existentes na transmissão original, que incluíam erros como a troca de "egrégios" por "egreijos". Ele defendeu que as reações negativas já estavam presentes antes da intervenção da humorista e que seria absurdo exigir que os criadores previssem todas as repercussões de seus trabalhos.

Além do montante de 1.118.000 euros, os Anjos exigem também que Joana apague o vídeo das suas redes sociais e que se retrate publicamente pela sua divulgação. A decisão do tribunal será comunicada por escrito a todas as partes envolvidas numa data ainda indefinida, esperando-se que se pronuncie após as férias judiciais de verão, que iniciam a 16 de julho.

O julgamento, que começou a 17 de junho, tem atraído um número considerável de espectadores ao longo dos dias.

#JustiçaEmFoco #LiberdadeDeExpressão #HumorEConsequências